Sociedade

Sugestões "Porto." para um fim de semana em pleno

  • Notícia

    Notícia

#mno_animacao_natal_09.JPG

Miguel Nogueira / Filipa Brito

A época natalícia marca as propostas do segundo fim de semana de dezembro, que se quer de descanso e lazer. O tempo vai ajudar e há muitas atividades fora de portas para usufruir, mas, como habitual, o leque sugestões ajusta-se a todos os gostos e idades.

A pensar nas compras de Natal, 30 mercados e feiras distribuem-se um pouco por toda a cidade. São todos de acesso livre e a maioria está a decorrer em espaço público.

Logo pela manhã de sábado, realiza-se a 61.ª Volta a Paranhos. Uma prova mítica da cidade que vai ultrapassar os 2 500 participantes.

Às 15 horas, o Mercado Temporário do Bolhão propõe "Jazz'Invicta", um concerto de jazz, com a saxofonista Ana Faria.

Uma hora depois, às 16 horas, está marcado outro concerto na escadaria da Igreja de Santo Ildefonso, inserido no ciclo Natal à Porta. Se o grupo que se ouve então é o Pop Up - Vozes Portáteis, no domingo, à mesma hora e no mesmo local, o som que chegará aos céus da Invicta será de canto lírico pelo trio Ópera de Bolso.

Para sábado (16 horas) e domingo (17,30 horas) estão programadas novas sessões de contos e marionetas, no interior da Árvore de Natal localizada em frente à Câmara do Porto. Quem os conta é Saphir Cristal, personagem proveniente do mundo fantástico dos dragões, duendes e princesas.

Na placa superior da Avenida dos Aliados, sugere-se um espetáculo de rua integrado no Natal a Rir. Todos os sábados e domingos há novas performances, sempre às 16,30 horas.

Entre as 17 e as 21 horas deste feriado, a Praça de Gomes Teixeira ("Leões") vai receber o DJ Shuffle. A atuação enquadra-se no Flashback, novo programa musical de acesso livre a repertório dos anos 70, 80 e 90.

"Transantiquity" inaugura às 18 horas deste dia 8, na Galeria Municipal do Porto. Com curadoria de Filipa Oliveira e Guilherme Blanc, o projeto expositivo inclui obras de 20 artistas cujo trabalho estabelece uma relação entre os paradigmas da Antiguidade e o tempo contemporâneo.

A terceira edição do Salão Piolho, que se desdobra na exibição de filmes-concerto por locais improváveis do Centro Histórico, termina neste fim de semana. Há ainda três sessões a que pode assistir até domingo. Saiba onde e quando aqui.

Para os amantes dos blues, o leque de concertos do Porta-Jazz, que termina no domingo, é uma boa opção.

E, porque o Natal é por excelência o "mês da família", há duas pistas de gelo que merecem ser experimentadas. Uma fica na Praça de D. João I e outra na Rotunda da Boavista (esta integrada na Praça da Fantasia).