Sociedade

Sugestões para o fim de semana traçam itinerário pela arquitetura da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_01.jpg

As propostas deste fim de semana convidam a escolher percursos pela arquitetura urbana do Porto, mas também de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia. São dois dias para poder desfrutar do Open House Porto que abre as portas a 70 espaços destas três cidades. No final, se ainda tiver fôlego, pode aproveitar os últimos bailaricos e festejos de São João e São Pedro que se espalham por diversos locais da cidade. Confira a lista onde não faltam opções mais ligadas à cultura, à música e ao desporto.

Open House Porto abre as portas da arquitetura urbana

É neste fim de semana que a arquitetura das três cidades da Frente Atlântica mostra a vida interior de diversos espaços de forma totalmente gratuita. Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia voltam a abrir portas para a 5.ª edição do Open House Porto. Dos 70 espaços que estão abertos, há 42 na malha urbana do Porto.

São João despede-se com bailaricos e diversões

No último fim de semana do mês dos santos populares, o Porto tem ainda cheiro a São João e São Pedro, nomeadamente com música e bailaricos espalhados por várias freguesias.

Quem gosta de carrosséis e outros equipamentos de diversão habituais das festas populares ainda vai a tempo de "dar mais uma voltinha" em alguns dos pontos de funcionamento.

A iniciativa Toca a Banda no Coreto despede-se neste domingo no coreto do Jardim do Marquês, a partir das 16 horas.

Inaugurações em Bombarda marcadas pela música

As galerias do Quarteirão de Bombarda apresentam novas obras de arte contemporânea a partir das 16 horas deste sábado e a animação nas ruas prolonga-se até às 20 horas. Este ciclo de novas exposições é o quarto do ano e tem "Música" como tema. Propõe uma festa de bairro com sons em set e ao vivo, bem como uma matiné de dança.

No Mercado Temporário do Bolhão joga-se xadrez e fala-se sobre alimentação

Os sábados no Mercado Temporário do Bolhão são sempre muito animados e o último de junho não é exceção. Às 11 horas da manhã, dão-se conselhos sobre alimentação infantil nos primeiros anos de vida; às 15 horas, joga-se xadrez no III Torneio de Rápidas.

Cultura em Expansão propõe dança e teatro

O programa Cultura em Expansão apresenta neste sábado mais dois novos espetáculos de dança e teatro que encerram a programação do mês de junho. Pelas 11 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, o TEP - Teatro Experimental do Porto apresenta a primeira récita de "Manda os Teus Pais Passear". Às 21,30 horas, o Grupo Musical de Miragaia recebe o espetáculo "1987", criação conjunta da atriz e encenadora Sara Carinhas e da cantautora e multi-instrumentista Madalena Palmeirim.

Estádio de Praia acolhe competição de ténis

O recinto desportivo instalado junto ao Edifício Transparente acolhe o Porto Beach Tennis ao longo do fim de semana. A competição está integrada no circuito mundial de ténis de praia (ITF Beach Tennis Tour) e é dividida em quadros de duplas femininas, masculinas e mistas. O público pode assistir gratuitamente a todos os encontros.

Dias com Energia convidam a fazer desporto ao ar livre

O programa municipal Dias com Energia oferece aulas de pilates, ioga e tai chi nos Jardins do Palácio de Cristal, durante a manhã de sábado. No domingo, há tai chi e yôga De Rose no Parque da Cidade. A participação em ambos os casos é gratuita e não requer inscrição.

Arte contemporânea na Galeria Municipal do Porto

"De Outros Espaços", com curadoria de João Silvério e Pedro Gadanho, e "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", da artista Maria Trabulo com curadoria de Pieternel Vermoortel, são as duas propostas expositivas da Galeria Municipal do Porto. Ambas têm entrada livre e podem ser visitadas de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e ao domingo entre as 14 e as 16 horas, até 18 de agosto.

Bienal de Fotografia do Porto propõe um circuito de exposições

O programa da 1.ª edição da Ci.CLO Bienal de Fotografia do Porto inclui um circuito de exposições nucleares e projetos satélite em diferentes espaços culturais, proporcionando ao público um percurso pedestre por vários pontos do Centro Histórico do Porto, até 2 de julho. Propõe ainda um conjunto de oficinas que estão interligadas com o eixo temático da Bienal, desenhados a partir de formatos artísticos e educativos experimentais tendo como método formação-criação-ação.