Sociedade

Sugestões de fim de semana dentro de portas com arte e cultura

  • Notícia

    Notícia

#mno_expos_galeria_PCS_waves_whirldpools_09.JPG

Miguel Nogueira

Exposições, teatro, concertos e sessões de cinema fazem parte das sugestões para um fim de semana em que as baixas de temperatura convidam a atividades culturais dentro de portas.

Neste sábado e domingo estão previstos dias cinzentos, mas a Invicta continua a oferecer um vasto leque de propostas culturais para usufruir ao abrigo de espaços fechados.

Garantindo o cumprimento das devidas medidas de segurança, nomeadamente o distanciamento social, o uso obrigatório de máscara e o número limitado de visitantes, as condições estão reunidas para desfrutar tranquilamente nos diferentes espaços da cidade das sugestões que o "Porto." apresenta a seguir.

O Teatro Municipal do Porto já está de portas abertas e, durante este sábado, apresenta o espetáculo-maratona de 10 horas "A Vida Vai Engolir-vos", com encenação de Tónan Quito, que pode ser visto dividido em duas partes. No Rivoli, pelas 15 horas, será apresentada a primeira parte e, de seguida, às 20,30 horas, a segunda parte entra em cena no Teatro Nacional São João.

A peça reúne quatro das principais obras do dramaturgo russo Anton Tchékhov e confronta-nos constantemente com o futuro da humanidade.

Durante estes dois dias há ainda várias exposições a decorrer na cidade e a aguardar por uma visita.

A Galeria Municipal do Porto convida o público a visitar duas mostras, inauguradas na semana passada durante a Feira do Livro. 

"Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição" apresenta obras dos seis finalistas do Prémio, criado em 2015 pela Câmara do Porto, como forma de homenagear o antigo vereador da cultura Paulo Cunha e Silva. Já "Waves and Whirlpools", exposta na Mezzanine da Galeria, reúne obras do artista Luís Lázaro Matos e conta com a curadoria de Martha Kirszenbaum, curadora do Pavilhão de França na 58.ª Bienal de Veneza.

Também na Alfândega do Porto está patente a exposição "Impressive Monet & Brilliant Klimt", uma galeria de arte digital imersiva, constituída por hologramas e projeções a 360 graus, com obras de dois dos maiores génios da pintura: Monet e Klimt.

A mostra garante entradas gratuitas para crianças até aos cinco anos e permanece no espaço até dia 15 de novembro.

Integrado na iniciativa municipal Cultura em Expansão, hoje à noite, pelas 21,30 horas, a Associação de Moradores da Bouça recebe o concerto do improvisador, compositor e artista visual eRikm. Utilizando o gira discos como instrumento musical, o artista contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de uma linguagem experimental rica e variada.

A pensar na sétima arte, neste sábado e domingo, o "Porto." sugere uma visita a Serralves, que apresenta duas sessões de cinema inteiramente dedicadas a Yoko Ono.

Hoje, a partir das 17 horas, será apresentado um conjunto de sete curtas-metragens, que dão a conhecer a variedade e complexidade dos filmes feitos pela artista japonesa, companheira de John Lennon.

Já no dia seguinte, domingo, o auditório de Serralves transmite, às 17 horas, o filme "Imagine" de 1972. Filmado de forma improvisada a partir do álbum homónimo de John Lennon e também de temas do álbum "FLY", de Yoko Ono, é um filme de uma enorme liberdade formal, repleto de elementos surrealistas.

A par das sessões, pode ainda dar um salto à exposição "Yoko Ono: O jardim da aprendizagem da liberdade", patente no Museu Contemporâneo do Serralves até dia 15 de novembro, que reúne objetos, obras em papel, instalações, performances, gravações em áudio e filmes, além de materiais raramente vistos do arquivo da artista.

As aulas gratuitas de skate no Parque de Ramalde, planeadas para este sábado e domingo, foram canceladas devido às previsões de chuva e vento forte.