Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

STCP testa autocarro 100 por cento elétrico que vai incluir na sua frota até 2018
20-02-2017

A STCP apresentou esta segunda-feira, na Estação da Trindade, o autocarro urbano 100 por cento elétrico e sem ruído - denominado eBUS -, que está atualmente a ser testado em duas linhas da rede. É mais um passo para a renovação da frota e a aposta em veículos amigos de ambiente.



Preparando o lançamento de um concurso público para a aquisição de 15 autocarros totalmente elétricos, que deverão estar em circulação até 2018, a STCP apresentou esta segunda-feira, na Estação da Trindade, o autocarro 100 por cento elétrico e zero emissões de CO2 que, até 6 de março, está a ser testado em duas linhas (a 302 e a 904) que servem os centros históricos do Porto e de Gaia.


Os testes em curso pretendem aferir, em operação real, as características destes autocarros e perceber as condições que a STCP "deverá colocar no caderno de encargos para aquisição de 15 autocarros elétricos", segundo revelou Jorge Delgado, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.




O concurso, a ser lançado em março, inclui ainda a aquisição de 282 novos autocarros movidos a gás natural e faz parte da primeira fase do plano de renovação e modernização da frota da STCP. A meta passa por ter apenas 10 por cento de autocarros movidos a combustível tradicional no final desta primeira fase, em 2019.


As linhas selecionadas para o teste do eBUS assumem percursos em zonas de tráfego intenso, destacando-se a linha 904, que liga o centro do Porto (desde os Aliados) com o centro de Gaia (término em Coimbrões), pela ponte do Infante, e a linha 302, de que se destacam as ligações entre Cordoaria, Boavista, Marquês, Campo 24 de Agosto e Praça D. João I.


Os horários são variados diariamente, de modo a maximizar o número de diferentes passageiros com acesso ao denominado eBUS.


Desenvolvido em Portugal pela Caetano BUS, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto, o eBUS é um autocarro 100 por elétrico, com autonomia para 80 quilómetros e capacidade para 35 lugares, atingindo uma velocidade máxima de 70 km/h.


Equipado com baterias Siemens de última geração, que podem ser carregadas em apenas 30 minutos, o eBUS destaca-se pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e redução significativa dos custos de energia e manutenção.


Durante a cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e que contou com a presença, entre outros, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do presidente do Conselho de Administração da Salvador Caetano, José Ramos, foi ainda revelado que a STCP voltou a ganhar clientes em 2016, "pela primeira vez em seis anos".


"Ainda que ligeiro", o aumento correspondeu a um ganho "de cerca de 200 mil clientes", revelou Jorge Delgado, destacando "o aumento de 1,2 milhões de clientes transportados no segundo semestre do ano".