Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

STCP tem 77 novos motoristas
22-02-2016

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto deu hoje, no Porto, as boas-vindas a 15 novos motoristas, que simbolicamente receberam as chaves dos autocarros. Mas, ao todo, são 77 os novos condutores que aumentarão a capacidade de operação da empresa. O Ministro do Ambiente reuniu-se também hoje com autarcas, entre os quais Rui Moreira, e já está em preparação a passagem da gestão da empresa para os municípios.


A decisão do Governo, que está a ser coordenada com os autarcas das seis Câmaras Municipais envolvidas (Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Maia e Valongo) segue-se ao anúncio da reversão da subconcessão da empresa, aos privados da Alsa.


Segundo disse hoje João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e ex-presidente da empresa municipal Águas do Porto, por escolha de Rui Moreira, está a ser estudado o melhor modelo que permita às autarquias gerir a rede STCP sem que sejam penalizadas pela dívida da empresa.


Rui Moreira opôs-se sempre ao modelo de subconcessão da operação da STCP, uma vez que o caderno de encargos que foi posto a concurso pelo anterior governo não garantia, na opinião do autarca do Porto, a rede suficiente e o serviço de que a cidade precisava. A Câmara do Porto chegou, por isso, a levantar o caderno de encargos do concurso, mas acabou por não ir a jogo, depois de perceber que, para prestar o serviço com qualidade, teria que gerar custos incomportáveis.


A decisão do Governo, de passar a gestão da empresa para as autarquias está agora a ser estuda com a empenho do Município do Porto que, para já, vê com bons olhos a conquista de um melhor serviço, através da contratação destes novos 77 motoristas.