Mobilidade

STCP reforça serviço em Campanhã com nova linha e alteração de percursos

  • Notícia

    Notícia

#mno_contas_stcp_02.jpg

Miguel Nogueira

A partir de sábado, 9 de setembro, Campanhã passa a estar melhor servida de transportes públicos. Indo ao encontro das recomendações da Câmara do Porto, que vem reforçando a necessidade de se dotar esta freguesia da cidade de maior mobilidade, a STCP criou uma nova linha e efetuou alterações ao percurso de outras três linhas já existentes.

A nova Rede de Campanhã dota a freguesia de mais opções de transporte público, que passa a ter melhor distribuição e maior alcance. Uma das preocupações da autarquia, a que responde este novo mapa da STCP, era a ligação a estruturas de Saúde ou Educação, como é o caso da Escola Secundária do Cerco.

  

Nova Linha ZC (Corujeira-Areias)

A ZC (Zona Campanhã) é a nova linha de autocarros. Cumprirá o percurso entre a Corujeira e Areias, com passagem pela Rua do Falcão, Campanhã (estação), Freixo, Azevedo e Areias (término).

Alterações de percurso das linhas ZR, 400 e 401

As linhas já existentes que servem a freguesia sofrem alterações de percurso, tendo em vista a criação de mais opções de mobilidade a quem vive ou trabalha em Campanhã.

Linha ZR (Zona Rio), entre Alfândega-Campanhã: o término desta linha é deslocado das Areias para o Interface de Campanhã. O percurso abandonado pela linha ZR passa a ser operado pela nova Linha ZC.

Linha 400, entre os Aliados e o Parque Nascente: há uma "melhoria significativa" da linha, indica a STCP, com o prolongamento de percurso ao Centro Comercial Parque Nascente. Esta linha passa a servir também a Escola Secundária do Cerco e a zona de S. Roque.

Faz-se notar, no entanto, que devido a obras na Baixa, a Linha 400 não pode realizar o término nos Aliados, pelo que manterá, temporariamente, o atual término na Trindade.

Linha 401, entre o Bolhão e S. Roque: o percurso desta linha é alterado na Corujeira, passando a utilizar a Rua das Escolas e a Rua de São Roque da Lameira.

Encontra-se no website da Sociedade dos Transportes Coletivos do Porto (STCP) toda a informação detalhada sobre a nova Rede de Campanhã, designadamente tarifários, horários e percursos (inclusive com links para vídeos informativos).

+info: folheto distribuído pela STCP