Mobilidade

STCP reforça oferta de autocarros para 95% a partir de segunda-feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_07.JPG

Porto.

A partir da próxima segunda-feira, dia 4, a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto vai implementar novas alterações na sua operação regular de serviço público de transporte rodoviário de passageiros. Assim, regressa a obrigatoriedade de validações, a oferta é ajustada para 95% e a utilização de máscaras pelos passageiros é para ser respeitada.
A higienização e desinfeção das viaturas, ao longo do dia continuará a ser feita com regularidade.

Com o término do Estado de Emergência, e o consequente retorno progressivo à normalidade, prevê-se um aumento gradual na procura dos transportes públicos pela população, pelo que a STCP irá reforçar significativamente a oferta no modo autocarro, passando a vigorar, até agosto, o denominado horário "Férias Escolares", que traduz uma oferta superior a 95% das viagens normais aos dias úteis, e retoma a oferta total dos horários de sábados, domingos e feriados.

Das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 voltam já ao horário "Normal" e somente 37 adotam o horário de "Férias Escolares".

Com a adoção desta medida, a operadora de transportes acredita ser possível "respeitar as orientações no que respeita à lotação máxima de segurança em cada viagem, bem como assegurar uma menor probabilidade de exposição ao vírus Covid-19 (Coronavírus) por parte de passageiros e motoristas", refere em comunicado.

Venda de bilhetes a bordo e validação de títulos andante

Em relação à venda de bilhetes a bordo e à validação dos títulos, de acordo com as indicações da AMP - Área Metropolitana do Porto, ambas serão retomadas a partir de dia 4 de maio. Isto significa que, a partir de segunda-feira, também o acesso às viaturas voltará a ser realizado pela porta da frente.

Com a obrigatoriedade das validações, a STCP recorda que os títulos Andante podem ser carregados, como habitualmente, nas caixas multibanco (só assinaturas), na rede Payshop (também reaberta) ou nas máquinas e lojas Andante.

É também aconselhada a utilização da aplicação ANDA, pois permite a não existência de qualquer de contacto com equipamentos ou eventual concentração de pessoas em filas de espera.

A venda de bilhetes a bordo será realizada a dinheiro, mas unicamente com valores certos, não havendo lugar a trocos. Cada bilhete adquirido a bordo tem o custo de €2,00 e é válido apenas para a viagem em que é adquirido.

Em alternativa à venda a bordo, os clientes ocasionais podem carregar os cartões Andante com títulos de viagens nas lojas Payshop ou Andante, tal como nas máquinas de venda automática da metro, antes do embarque.

Medidas de segurança, higienização e desinfeção das viaturas

A utilização de máscaras deverá ser respeitada por todos os passageiros no acesso aos autocarros.

A STCP acordou com os municípios onde opera - Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, e Valongo (sendo exclusiva essa operação no Porto) - cooperar na manutenção de ordem pública, com o auxílio das polícias municipais, com o intuito de se evitar a sobrelotação dos autocarros ou o não cumprimento, por parte dos passageiros, das regras que agora regressam.

Com o aumento esperado de procura, com o regresso da utilização da porta frente, os motoristas da STCP passarão a dispor de viseira, máscara e gel desinfetante, com o propósito de reduzir a exposição destes profissionais e clientes da empresa a possíveis situações de contágio.

A zona de segurança do motorista mantém-se em vigor - encontra-se devidamente assinalada - e deve ser respeitada pelos clientes, de modo a reforçar a segurança dos motoristas e passageiros.

Os lugares mais próximos do motorista também não poderão ser utilizados pelos clientes e estarão devidamente assinalados.

A STCP irá manter as ações de higienização e desinfeção das viaturas, ao longo do dia, de modo a reduzir potenciais riscos de contaminação.

A maior operadora de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto está ainda a ultimar a instalação de cabines no posto de condução, para maior proteção no contacto entre motoristas e passageiros, processo que estará concluído no decorrer do mês de maio e que envolve a totalidade da frota da STCP (mais de 400 viaturas).

Museu do Carro Eléctrico e elétricos históricos

O Museu do Carro Eléctrico encontra-se encerrado desde o passado dia 11 de março e assim permanecerá até novas orientações por parte das entidades competentes, assim como o serviço do carro elétrico (Linhas 1, 18 e 22) se manterá suspenso, visto assumir uma vertente essencialmente turística.

Fim-de-semana prolongado entre 1 e 3 de maio

À semelhança do que aconteceu no período da Páscoa, haverá a limitação de circulação entre concelhos, entre ontem, sexta-feira, e amanhã, domingo, pelo que a STCP recomenda aos seus passageiros com obrigatoriedade de se deslocarem, ao longo desses dias, que o façam unicamente pelas razões permitidas por lei, bem como estarem munidos de documentos justificativos para a realização dessas mesmas viagens.

De recordar que os autocarros da operadora de transportes públicos, à semelhança de outros meios de transporte, poderão ser objeto de fiscalização por parte das autoridades competentes, pelo que será necessário que todos - passageiros e motoristas - sejam portadores de documentos que comprovem a razão da sua deslocação entre concelhos, de modo a evitar serem impedidos de continuar viagem.