Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

STCP passa hoje a ser gerida pelas autarquias sob a presidência do Porto
02-01-2017

A passagem da gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) do Governo para as Câmaras do Porto,Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo, realiza-se hoje, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que conta com a presença presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.


O Contrato de Gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) é assinado entre o Governo, a Área Metropolitana do Porto e as Câmaras Municipais do dos seis municípios.


Concretiza-se, desta forma, um novo modelo de gestão do serviço público de transporte de passageiros no Porto, com vista à elevação dos atuais patamares de eficiência e sustentabilidade. A gestão da STCP passa a ser assumida pelas Autarquias, entidades fundamentais na gestão de serviços públicos numa lógica de proximidade.


A empresa continuará na esfera do Estado, que assumirá a sua dívida, passando os municípios a gerir a empresa e a rede, sendo a administração presidida pelo Porto. Está previsto o investimento em nova frota de autocarros, investimento também assumido pelo Estado, numa altura em que o quadro de motoristas está já a ser complementado.