Desporto

Antigos campeões mostram em alta rotação o percurso da Porto Street Stage

  • Notícia

    Notícia

Desde as 16 horas, o ritmo acelerou no traçado portuense e alguns convidados puderam experimentar a adrenalina de andar num carro de competição na Porto Street Stage.

Ao volante de dois Mitsubishi Lancer EVO IX, estiveram dois antigos campeões nacionais de rali, ambos da cidade do Porto, Fernando Peres e Pedro Matos Chaves, este último a acelerar no carro com as cores da marca da cidade - o Porto.

Os "co-drives", feitos em duas curtas sessões pelo traçado de 1.950 metros e intermediadas pelo reconhecimento em grupo do percurso feito pelos concorrentes da prova de Clássicos Desportivos, animaram a moldura humana que se vai adensando nas bancadas e pelos diversos locais de acesso livre de onde é possível assistir à competição.

Com 63 anos e 35 edições de acompanhamento do Rally de Portugal, António Catarino, jornalista, especialista em desporto automóvel, foi copiloto de Pedro Matos Chaves e considerou o traçado portuense um percurso "de exaltação das qualidades dos pilotos".

"Tem bastante condução, é mais seletivo, tem zonas estreitas, zonas de grande travagem, outras bastante rápidas, sobretudo com um cenário verdadeiramente fantástico. Este é um percurso que mostra com maior evidência o património monumental do Porto".

"Há já muito público ao longo do traçado, a tarde está de sol, creio que vai ser um grande êxito, que vais ser um final de tarde em apoteose aqui na Baixa do Porto", disse ainda o jornalista.

Decorrem agora as provas dos Clássicos e, a partir das 19,03 horas, começa a competição mais esperada com as máquinas do Campeonato do Mundo de Ralis.

Veja, em vídeo, algumas reações dos convidados após experimentarem a Porto Sreet Stage em alta rotação.