Sociedade

Spin-offs da Universidade do Porto foram distinguidas pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

  • Notícia

    Notícia

#DR_INESC_TEC_vence_premio_EIT_Health.jpg

As spin-offs da Universidade do Porto "InSignals Neurotech" e "Wisify Tech Solutions" foram distinguidas em programas para startups dinamizados pelo EIT Health - Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia na Saúde e vão ter agora acesso a financiamento e outros apoios.

Segundo informação da U.Porto, a InSignals Neurotech, nascida no INESC TEC na área da engenharia biomédica, ficou em segundo lugar na primeira edição do programa EIT Health Startup Meets Pharma, angariando um apoio financeiro no valor de 10 mil euros. Como parte do prémio, a startup participará no EIT Health Annual Summit, que se realiza em dezembro, em Paris, onde irá apresentar o novo dispositivo wireless vestível que avalia a rigidez do pulso para apoio a procedimentos neurocirúrgicos de estimulação cerebral profunda.

Por seu lado, a Wisify Tech Solutions, criada na FEUP por inventores do Lipowise - um dispositivo médico para medição de pregas cutâneas - foi uma das 15 startups vencedoras do EIT Health Funding. O programa, criado para apoiar empresas em fase de nascimento, permite à spin-off da U.Porto garantir à partida um financiamento de 40 mil euros, que poderá chegar aos 50 mil euros se a empresa atingir resultados coerentes com a programação prevista. Além disso, com ajuda dos promotores regionais desta rede europeia, as startups selecionadas vão também receber apoio no desenvolvimento e/ou lançamento dos seus projetos.

Tanto o programa EIT Health Startup Meets Pharma como o EIT Health Funding integram a estratégia deste organismo da União Europeia para apoio à inovação e ao empreendedorismo no setor da saúde.