Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sophia de Mello Breyner inspira exposições de arte paralelas à Feira do Livro
27-08-2017
A Galeria Municipal do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai inaugurar duas exposições de arte sob o signo de Sophia de Mello Breyner Andresen, as quais se manterão patentes ao longo da Feira do Livro, cuja edição deste ano tem a poeta como temática transversal.
 
Logo no dia de abertura da Feira, a próxima sexta-feira, 1 de setembro, é também aberta ao público a terceira exposição do ano naquele espaço municipal, intitulada "Quatro Elementos". Vem propor um discurso a quatro vozes sobre um tema recorrente na obra da autora - os elementos da natureza e a interrelação com a vida. Os quatro elementos são os quatro curadores que a Câmara do Porto convidou a desenvolver o projeto expositivo: Fogo - Pedro Faro; Terra - Eduarda Neves; Ar - Nuno Faria; Água - Ana Luísa Amaral.
 
No dia seguinte, a Mezzanine da Galeria Municipal inaugura "O Anjo de Timor e outras histórias - ilustrações para Sophia". Aqui, o universo de Sophia de Mello Breyner Andresen percorre outros mundos, habitando as histórias e cada palavra, antes de voltar a partir.
O encontro com Timor-Leste, projetado num anjo que rasga a intensidade luminosa das auroras - tão bem imaginado por Graça Morais - torna-se, em O Anjo de Timor, a perfeita composição para esta nova exposição.

As ilustrações imaginadas para as suas histórias cruzam-se no renovado Salão Independente da Feira do Livro, num ambiente onírico e povoado de personagens, elementos e formas, quer da natureza quer do sobrenatural. Um anjo que vence o tempo e o espaço acompanha a grandeza poética das palavras de Sophia, aliada à força pictórica das imagens de Graça Morais e Júlio Resende.
 
Estas são apenas duas das muitas propostas imperdíveis a apresentar pela edição deste ano da Feira do Livro do Porto, cuja programação está descrita na totalidade no jornal do evento, que pode consultar ou descarregar a partir daqui.