Cultura

Sophia de Mello Breyner inspira exposições de arte paralelas à Feira do Livro

  • Notícia

    Notícia

#fib_ing_them_or_us_30.jpg

Filipa Brito

A Galeria Municipal do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai inaugurar duas exposições de arte sob o signo de Sophia de Mello Breyner Andresen, as quais se manterão patentes ao longo da Feira do Livro, cuja edição deste ano tem a poeta como temática transversal.

Logo no dia de abertura da Feira, a próxima sexta-feira, 1 de setembro, é também aberta ao público a terceira exposição do ano naquele espaço municipal, intitulada "Quatro Elementos". Vem propor um discurso a quatro vozes sobre um tema recorrente na obra da autora - os elementos da natureza e a interrelação com a vida. Os quatro elementos são os quatro curadores que a Câmara do Porto convidou a desenvolver o projeto expositivo: Fogo - Pedro Faro; Terra - Eduarda Neves; Ar - Nuno Faria; Água - Ana Luísa Amaral.

No dia seguinte, a Mezzanine da Galeria Municipal inaugura "O Anjo de Timor e outras histórias - ilustrações para Sophia". Aqui, o universo de Sophia de Mello Breyner Andresen percorre outros mundos, habitando as histórias e cada palavra, antes de voltar a partir.

O encontro com Timor-Leste, projetado num anjo que rasga a intensidade luminosa das auroras - tão bem imaginado por Graça Morais - torna-se, em O Anjo de Timor, a perfeita composição para esta nova exposição.

As ilustrações imaginadas para as suas histórias cruzam-se no renovado Salão Independente da Feira do Livro, num ambiente onírico e povoado de personagens, elementos e formas, quer da natureza quer do sobrenatural. Um anjo que vence o tempo e o espaço acompanha a grandeza poética das palavras de Sophia, aliada à força pictórica das imagens de Graça Morais e Júlio Resende.

Estas são apenas duas das muitas propostas imperdíveis a apresentar pela edição deste ano da Feira do Livro do Porto, cuja programação está descrita na totalidade no jornal do evento, que pode consultar ou descarregar a partir daqui.