Sociedade

Sol e calor pedem fim de semana na rua e o "Porto." tem várias sugestões

  • Notícia

    Notícia

#JQ_Porto_Busker_Fest_13.jpg

João Queirós

O Verão no Porto oferece programas únicos um pouco por toda a cidade, para todas as idades e para os gostos mais variados. Pela sua natureza sazonal, começam-se a despedir. Por isso, se quer ver cinema ao ar livre, ouvir jazz contemplando as estrelas ou apreciar o tradicional Cortejo do Traje de papel, aproveite este sábado e domingo para o fazer. 

Se é certo que há ofertas de lazer que começam a despedir-se até à próxima época estival, outras há também que perduram o ano inteiro, continuando a cativar o tempo livre de milhares de portuenses. Descubra as propostas para este fim de semana. O mais difícil será mesmo optar.

ANIMAÇÃO NO JARDIM DO CALÉM

O Verão no Jardim instala-se hoje e amanhã junto ao rio. Depois da Cordoaria e de São Lázaro, a iniciativa chega ao Jardim do Calém, onde a partir da tarde há música, um mercado urbano, zona de alimentação e uma área especial para crianças. No sábado a animação musical fica a cargo dos DJ Noia, Tempest e No Future; no domingo atuam as bandas locais Balter Youth e The Gypsies.

CINEMA FORA DO SÍTIO

O último filme da edição 2018 do Cinema Fora do Sítio é exibido esta noite no Largo Amor de Perdição. "Mundo Jurássico: Reino Caído" tem duração aproximada de 130 minutos e é o filme ideal para assistir em família. A 19.ª edição deste ciclo completa-se assim com oito sessões de cinema ao ar livre, decorridas em vários pontos da cidade: jardins, praças, um parque desportivo e até uma estação ferroviária.

CINEMA INSUFLÁVEL NO TERREIRO DA SÉ

A sala de cinema itinerante para crianças aterra este sábado no coração do centro histórico. As sessões são pensadas para espectadores dos 3 aos 12 anos, mas a entrada é livre para miúdos e graúdos. O projeto enquadra-se no programa municipal Cultura em Expansão.

PORTO BUSKER FEST

A última oportunidade para se deixar envolver pelos espetáculos cheios de ritmo e humor que os artistas de rua proporcionam, acontece este sábado e domingo. Entre a Praça Gomes Teixeira (mais conhecida como a "Praça dos Leões"), a Rua Cândido dos Reis, a Rua de Ceuta e o Campo dos Mártires da Pátria (na traseira da Reitoria da Universidade do Porto), haverá música, números de comédia e palhaços vestidos a preceito.

ÚLTIMA SESSÃO DE JAZZ AO RELENTO

A temporada 2018 do Jazz ao Relento , nos Jardins do Palácio de Cristal, chega ao fim neste sábado com um concerto do músico José Pedro Coelho, a partir das 22 horas. Acompanhado pelo pianista Xan Campos, o contrabaixista Demian Cabaud e o baterista Marcos Cavaleiro, o saxofonista apresenta "Passarola Voadora".

CORTEJO DO TRAJE DE PAPEL

O ponto alto das Festas de São Bartolomeu acontece neste domingo. Com saída às 10 horas da Cantareira, o tradicional desfile, que leva centenas de figurantes a envergar trajes feitos de papel, atravessa diferentes ruas da Foz do Douro até terminar com um banho no mar.

DIAS COM ENERGIA

Este programa municipal convida à prática de várias modalidades desportivas, promotoras de saúde e bem-estar, em diferentes espaços verdes da cidade. As aulas são gratuitas contam sempre com grande adesão de participantes.

Sábado, 25 de agosto

Jardins do Palácio de Cristal

9 horas - pilates 

10 horas - yoga 

11h00 - tai chi

Parque Oriental da Cidade do Porto

10 horas - yoga 

Quinta do Covelo

10,30 horas - pilates

Domingo, 26 de agosto

Parque da Cidade do Porto

9,30 horas - tai chi (por baixo do viaduto, junto ao Edifício Transparente) 

11 horas - método DeRose (junto ao Pavilhão da Água) 

Jardim de Arca d'Água

9 horas - pilates 

10 horas - yoga

11 horas - atividade Fitness

MERCADOS

Como é habitual, a proposta estende-se a um conjunto de mercados urbanos, todos com acesso livre. O tipo de oferta, o ambiente e os locais são variados. Conheça alguns dos que se realizam agora:


MarketPlace

Local: Praça da República

Horário: sábado, entre as 12 horas e as 19 horas


Mercado de Artesanato do Porto

Local: Praça de Parada Leitão

Horário: quinta, sexta e sábado, das 9 horas às 20 horas


Mercado da Alegria

Local: Jardim do Calém

Horário: sábado e domingo durante a tarde e início da noite (iniciativa inserida no programa municipal Verão no Jardim)


Mercado de São Bartolomeu

Local: Jardim do Passeio Alegre

Horário: sexta, sábado e domingo entre as 12 horas e as 20 horas