Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sobrinho Simões recebeu no I3S a última sessão de Um Objeto e seus Discursos
27-11-2018
O eminente patologista Manuel Sobrinho Simões recebeu no I3S o ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana para a sessão de encerramento da temporada 2018, no passado sábado.

Tendo como mote para a conversa um microscópio eletrónico que ali entrou em funcionamento em 1945 e que hoje integra o espólio museológico do instituto, a sessão planou por aspetos históricos da tencologia e pela evolução da investigação científica, contando para tal com a participação de Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, diretora do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva e membro da direção da ASTC - Associação de Centros de Ciência e Tecnologia, Washington, DC.; e de Pedro Machado, especialista em Microscopia Electrónica e membro da Electron Microscopy Core Facility no European Molecular Biology Laboratory (Heidelberg, Alemanha), onde desempenha funções de suporte a grupos de investigação na área de ciências da vida.

O equipamento que serviu de ponto de partida para a conversa foi o microscópio eletrónico Siemens Elmiskop 1ª, que serviu no I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde graças ao patrocínio da Fundação Gulbenkian a partir de 1964. O I3S, então Centro de Microscopia Electrónica, deu depois origem ao Centro de Citologia Experimental, mais tarde convertido no Instituto de Biologia Molecular e Celular que, numa parceria com o INEB e o IPATIMUP já na segunda década deste século, culminou no estabelecimento do I3S e é hoje uma referência a nível internacional.

Esta sessão encerrou a 5.ª edição do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana que, ao longo do corrente ano, promoveu cerca de três dezenas de eventos focados em outros tantos objetos. Foram motivos para conversas sobre o património material e imaterial da cidade do Porto, contribuindo assim para a sua recordação e promoção, bem como para o reforço da identidade portuense através de viagens informais pela História.

Recorde os princípios deste ciclo e as sessões que fizeram o seu quinto ano em www.umobjetoeseusdiscursos.com.