Sociedade

Smart Capital juntou investidores, empresas e empreendedores na cidade

  • Notícia

    Notícia

O evento Smart Capital reuniu inovadores corporativos, gestores de fundos de investimento, investidores independentes e empreendedores do Porto numa oportunidade para debater os próximos desafios do conjunto de profissionais, agentes económicos e investigadores ligados ao setor tecnológico da cidade e vulgarmente designado "ecossistema tecnológico" da cidade.

Na sessão, realizada ontem na Casa da Música, ficou patente uma ideia comum aos participantes: precisamente a de que o ecossistema tecnológico do Porto "está hoje mais vivo que nunca", o que acontece em grande medida como resultado da iniciativa ScaleUp Porto, que vem desenvolvendo uma estratégia de promoção do empreendedorismo como parte de uma visão mais alargada para a inovação.

O desenvolvimento do talento, a partilha de conhecimento, a ligação a outros "ecossistemas" e a futuros parceiros e clientes das startups da região são alguns dos temas trabalhados no sentido de promover a maturidade das empresas, sendo que parte desta estratégia assenta na necessidade de se autorreavaliar e ajustar no sentido de construir a sustentabilidade do próprio "ecossistema".

Nesse sentido, a ScaleUp Porto desafiou um conjunto de investidores e responsáveis pela inovação em empresas mais estabelecidas para a sessão de trabalho focada na discussão do futuro do "ecossistema de empreendedorismo" na cidade, ocasião que o vice-presidente da Câmara e vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, aproveitou para sublinhar que o Porto é "uma cidade competitiva" e que o lançamento do ScaleUp Porto, em 2015, teve como prioridade espoletar uma estratégia de apoio ao crescimento sustentável do ecossistema tecnológico. "O próximo passo é solidificar e escalar a própria estratégia", avançou.

Esta sessão contou com convidados fundamentais para a implementação conjunta da estratégia, vindos de organizações como a Bynd Venture Capital, Portugal Ventures, Invicta Angels, Efacec, Altice Labs, Sonae e Frulact, entre outras. Envolveu também convidados internacionais, numa perspetiva de posicionamento da cidade, mas também de contribuição com outras visões e experiências: Peter Cowley, presidente da Rede Europeia de Business Angels, David Page, fundador e diretor-geral da Business Mix e ex-diretor da Visa Europe, Hussein Kanji, parceiro da Hoxton Ventures, e Dana Ben-Yosef, da Shalu Investments.

Além disso, o Smart Capital contou com a participação de startups e representantes da restante comunidade tecnológica. Numa parceria com o programa Porto Design Accelerator, os convidados partilharam conhecimento, casos concretos e novas perspetivas com o ecossistema, promovendo igualmente novas ligações e oportunidades.

A iniciativa ScaleUp Porto foi lançada há quatro anos na forma de um Manifesto e tem vindo a desenvolver-se numa parceria ativa entre diferentes agentes de inovação da cidade. Com um conjunto alargado de iniciativas, em atividades como a Semana Start & Scale e a Convocatória Aberta, já envolveu aproximadamente 20 mil participantes, além de promover outras iniciativas, como programas de capacitação, ou o Doing Business, que já facilitou a ligação entre 55 startups e 40 organizações mais estabelecidas através da promoção de 327 reuniões de negócios.