Política

Site da Câmara do Porto é o mais intuitivo na ótica do utilizador, diz ranking

  • Notícia

    Notícia

site_cmp.jpg

O sítio institucional da Câmara do Porto (www.cm-porto.pt) é aquele que apresenta melhor desempenho em termos de "Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização", entre os municípios de grande dimensão do país, conclui o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019.

O estudo analisou a estrutura do sítio web da Câmara do Porto e concluiu que nos 13 indicadores associados aos critérios da acessibilidade e de facilidade de navegação para o utilizador a autarquia reúne mais pontuação, na categoria dos municípios com mais de 100.000 mil habitantes.

Avaliou-se a qualidade da utilização dos sítios web, nomeadamente no que diz respeito ao posicionamento nos motores de busca, ao tempo de carregamento da página, à acessibilidade através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis, e atendeu-se ainda à facilidade de utilização para cidadãos com necessidades especiais. Entre outros aspetos, a qualidade da navegação e a existência de motor de busca interno também contribuíram para este resultado.

No ranking global, a Câmara do Porto ocupa a 10.ª posição de presença na Internet, entre mais de 300 autarquias existentes em território nacional.

O relatório foi elaborado pela Universidade das Nações Unidas, através da  Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), em parceria com o GÁVEA - Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Os resultados foram divulgados esta semana em Guimarães.