Mobilidade

Sistema de atravessamento a pedido foi reformulado e apresenta nova sinalética

  • Notícia

    Notícia

#fib_botao_carregamento_semaforo_01.jpg

O Município do Porto está a instalar em toda a cidade um novo sistema de atravessamento a pedido, que é acompanhado por uma sinalética mais apelativa e esclarecedora colocada nos postes de semáforo junto às passadeiras. Com esta medida, a autarquia pretende que os peões voltem a confiar no sistema e o utilizem.

As caixas com o botão que aciona o sinal verde para os peões atravessarem contam agora com uma nova sinalética. Numa primeira fase, estão a ser instaladas em blocos de 20 de cada vez, junto aos cruzamentos mais movimentados, com maior histórico de acidentes ou de travagens mais bruscas, informa o diretor municipal de Mobilidade e Transportes, Manuel Paulo Teixeira.

"Primeiro estamos a reprogramar os semáforos, com tempos únicos, para reativar os pedidos de atravessamento e só depois instalamos a nova sinalética", explica o responsável. O trabalho, acrescenta, está a ser feito em parceria com a Polícia Municipal e o objetivo é que as pessoas voltem a confiar na utilidade do atravessamento a pedido.

O novo modelo, de imagem mais apelativa, já está colocado em vários locais da Baixa do Porto e também nas avenidas do Brasil e de Montevideu.