Educação

Sir Martin Rees questiona as oportunidades e ameaças da Ciência no século XXI

  • Notícia

    Notícia

#DR_-Astronomo_Martin_Rees.jpg

O Astrónomo Real britânico sir Martin Rees vem nesta semana ao Porto para falar sobre as oportunidades e ameaças da Ciência no século XXI. Tido como uma das mentes científicas mais brilhantes do nosso tempo, Martin Rees profere uma conferência na próxima sexta-feira, dia 17, pelas 18 horas, na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto.

Por iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o astrofísico e astrónomo procurará nesta conferência fazer-nos refletir e tentar encontrar respostas para questões suscitadas pelas rápidas e crescentes evoluções no campo da saúde, da agricultura, dos transportes, de energia, que assentam na ciência e tecnologia: Que papel vai desempenhar a ciência no futuro? Quais são as principais oportunidades e perigos da ciência? E que escolhas políticas devem ser agora feitas? Que relações são necessárias entre ciência e sociedade? Terão os cidadãos capacidade de entender a ciência? E terão os cientistas aptidão para no-las explicar?

Autor do livro "Para o Infinito - Horizontes da Ciência", Sir Martin Rees contraria a visão habitual da ciência como um domínio obscuro e difícil, inacessível ao público em geral. Para combater essa ideia, advoga uma melhor comunicação entre investigadores e leigos.

Master no Trinity College, na Universidade de Cambridge, e membro da Câmara dos Lordes, Martin Rees foi presidente da Royal Society, a mais antiga sociedade científica do mundo, sendo Astrónomo Real da Grã-Bretanha desde 1995.