Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Simulacro de incêndio no Metro
07-12-2015

Ontem, pelas 9,30 horas, o Metro do Porto efetuou um simulacro de incêndio, com o objetivo de perceber a eficiência e eficácia dos meios operacionais de emergência.


O domingo de manhã ficou marcado por alguma agitação no Metro do Porto. O motivo foi a realização de um simulacro de incêndio numa composição que acabaria imobilizada, dentro do túnel, entre as estações do Campo 24 de Agosto e do Heroísmo.


O exercício teve como objetivo testar a capacidade de resposta dos agentes de socorro e de proteção civil em situações de emergência. Para além disso, serviu também para melhorar a articulação entre todas as entidades envolvidas.


Durante o simulacro foi possível aferir a eficiência e eficácia do modelo de coordenação implementados, as comunicações túnel/ superfície, as condições de acessibilidade dos meios de socorro, a capacidade dos ventiladores na extracção do fumo no túnel e a utilização de uma plataforma elétrica em carris.


A normalidade foi restabelecida por volta das 11 horas e os agentes de socorro mostraram-se satisfeitos com o facto de os objetivos previstos para este exercício terem sido atingidos com sucesso.


No simulacro estiveram envolvidas várias entidades de socorro e emergência, como a Autoridade Nacional de Proteção Civil / Comando Distrital de Operações e Socorro, Metro do Porto, Departamento Municipal de Proteção Civil, Batalhão de Sapadores Bombeiros, Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Instituto Nacional de Emergência Médica, Bombeiros Voluntários do Porto e Bombeiros Voluntários Portuenses.