Sociedade

Simulacro de incêndio antecipou comemoração do Dia da Proteção Civil

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto assinalou o Dia da Proteção Civil, que hoje se celebra, com a realização de um simulacro de incêndio na Escola Básica da Pasteleira, durante o dia de ontem. A iniciativa contou com a participação do Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB), da Polícia Municipal e dos serviços municipais da Proteção Civil e Educação.

O exercício teve início pelas 14,15 horas e recriou um incêndio numa sala de aula, com simuladores de fogo, incluindo uma máquina para produção de fumo, e com uma "vítima" de uma queda a registar.

Após alarme do SADI (Sistema Automático de Deteção de Incêndios), foi convocada a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), através do Centro de Gestão Integrada (CGI), tendo sido ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto.

O principal objetivo deste exercício foi testar a operacionalidade do plano de emergência interno, treinar os ocupantes, criar rotinas de comportamento e de atuação e, como consequência, aperfeiçoar os procedimentos estabelecidos.

"A Câmara do Porto tem-se associado todos os anos ao Dia da Proteção Civil, nomeadamente através de ações junto da comunidade escolar. Estas iniciativas revestem-se de uma grande importância, considerando que é através da educação, de dar aos mais pequenos toda esta informação, que podemos efetivamente contribuir para que a proteção civil se fortaleça", salientou a vereadora Cristina Pimentel, do Pelouro da Fiscalização e Proteção Civil.

"Costuma-se dizer que 'Todos somos Proteção Civil', portanto começa-se de pequenino a aprender estes conceitos e a tomar conhecimento de toda esta realidade", acrescentou a responsável.

Carlos Marques, comandante do BSB, explicou os procedimentos do simulacro: "Vai haver um pequeno foco de incêndio e vai ser dado o alarme para o Centro de Gestão Integrada do Município do Porto", sendo imediatamente "acionados os meios de socorro para o local".

O Dia da Proteção Civil assinala-se todos os anos a 1 de março, dia escolhido pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) para celebrar a efeméride a nível mundial.