Sociedade

Sexta-feira traz chuva persistente e vento forte

  • Notícia

    Notícia

#mno_mau_tempo_chuva.jpg

Miguel Nogueira

As condições meteorológicas vão agravar-se e o Porto está já sob aviso amarelo para vento, precipitação e agitação marítima a partir da madrugada de sexta-feira.

A Proteção Civil Municipal informou sobre a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante a madrugada desta sexta-feira, 22 de novembro, nomeadamente precipitação forte e persistente, vento forte e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, e de vento forte durante a madrugada e manhã de sexta-feira.

Assim, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas.

Relativamente à agitação marítima prevista para hoje (quinta-feira) e amanhã, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para os peões junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundirá os avisos que julgar necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 16/2019.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.