Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sessão em três atos abre no domingo o Fórum do Futuro
01-11-2018
A quinta edição do Fórum do Futuro começa já no próximo domingo, dia 4. Ao longo de uma semana, servirá de espaço público de encontro para pensadores de diferentes disciplinas refletirem sobre a manifestação do pensamento clássico na cultura contemporânea.

A sessão de abertura, agendada para as 16 horas no Grande Auditório do Rivoli, dará início ao programa inteiramente gratuito e anunciará, ao mesmo tempo, algumas das principais ideias e questões que serão debatidas ao longo do festival, sob o tema "Ágora Club".

Organizada em três atos, a sessão começa com Ali Cherri, autor de um trabalho artístico que se debruça sobre o papel do objeto arqueológico na construção de narrativas históricas. O artista libanês apresentará Water Blues, reflexão sobre o poder que a lama exerce sobre nós, como metáfora e como material, cuja utilização na construção é um processo tão antigo quanto a Humanidade.

Hidden Track, filme da artista Guan Xiao, coreografa de forma poética imagens e universos numa sobreposição de referências históricas e artísticas, imaginando o corpo e a Humanidade como figuras que persistem no tempo e que convergem em formas, fragmentos e futuros.

Para encerrar, a artista e ativista política Nadya Tolokonnikova, cofundadora do grupo Pussy Riot, apresentará a ideia de que a Grécia é pátria não só da filosofia académica escrita (de Platão e Aristóteles), mas também da tradição de uma filosofia prática, de uma filosofia de ação que está na base do "artivismo artístico".

A artista, que foi presa pela sua "oração punk" numa catedral de Moscovo, explicará a necessidade de voltar a esta filosofia prática de Sócrates e Heráclito, numa conversa moderada pelo artista e membro do Teatro Praga André e. Teodósio.

O programa completo do Fórum do Futuro pode ser consultado em www.forumofthefuture.com.