Cultura

Sessão dupla de cinema na Feira do Livro aponta hoje o foco a Manuel Guimarães

  • Notícia

    Notícia

#DR_Nasci_com_a_trovoada.jpg

A secção de cinema da Feira do Livro estreia hoje uma curta-metragem do mestre neorrealista Manuel Guimarães, filmada em 1968 e que se encontrava perdida mas foi recuperada. É às 19 horas, numa sessão em que será também exibida a biografia de Manuel Guimarães realizada por Leonor Areal.

A Feira do Livro estreia na cidade o documentário de Leonor Areal "Nasci com a Trovoada", durante uma sessão dupla em que é projetado pela primeira vez no Porto "A Terra e o Homem", um filme de Manuel Guimarães que estava desaparecido.

Com início às 19 horas e acesso livre, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a sessão é apresentada por Miguel Ramos (Confederação - colectivo de investigação teatral) e Leonor Areal.

"A Terra e o Homem" é um documentário do cineasta Manuel Guimarães (1915-1975), sobre Famalicão e a figura do republicano Dr. Nuno Simões (1894-1976).

Esta obra, que estava desaparecida, foi localizada em Braga no ano 2016 pela Confederação e, após trabalhos de recuperação e investigação com o apoio da Câmara do Porto, a obra volta a ser projetada a partir de hoje na Feira do Livro.

Por sua vez, "Nasci com a Trovoada" foi realizado por Leonor Areal a partir de filmes e textos de Manuel Guimarães, cineasta neorrealista cuja obra foi estraçalhada pelo regime fascista português.

O documentário baseia-se integralmente em materiais de arquivo: filmes, fotografias, artigos de jornal, cartas e diários. Manuel Guimarães é a voz do narrador, que nos conduz através da sua vida e obra. Assim, o documentário transforma-se numa quase ficção, que os fragmentos de filmes escolhidos vão ilustrar.

5 Setembro 2017 | 19h00

"A Terra e o Homem" (1969) de Manuel Guimarães

"Nasci com a Trovoada" - autobiografia póstuma de um cineasta (2017) de Leonor Areal 

Duração total da sessão: 150min

Acesso livre

Conheça a programação completa da Feira do Livro. Pode também ir sabendo quais os Livros do Dia, bem como as Sessões de Autógrafos. Ou, ainda, fazer o acompanhamento diário na página do facebook.