Educação

Sessão de informação aborda interculturalidade em contexto escolar

  • Notícia

    Notícia

#mno_abertura_ano_escolar_escola_flores_27.JPG

Miguel Nogueira

No âmbito do Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, vai realizar-se uma sessão de informação sobre Intervenção para a Interculturalidade em Contexto Escolar, no Agrupamento de Escolas do Cerco.

A iniciativa, promovida pela Câmara do Porto em parceria com a Rede Europeia Anti Pobreza, destina-se aos docentes do Agrupamento de Escolas do Cerco e decorre online, entre as 14,30 e as 16,30 horas, nos dias 23 e 24 de julho (quinta e sexta-feira). Os participantes serão selecionados pela escola e receberão um link de acesso à plataforma onde vai decorrer a sessão.

Os objetivos desta iniciativa passam por promover um maior conhecimento sobre os aspetos culturais das comunidades ciganas, assim como sensibilizar e capacitar os participantes no sentido de melhorar as respostas e estratégias de intervenção em contexto educativo. Outro dos propósitos da sessão informativa é fomentar o sucesso escolar e prevenir o absentismo e abandono escolar.

A reunião começará por abordar a estratégia nacional de integração das comunidades ciganas, debruçando-se depois sobre os principais desafios, estratégias e práticas de intervenção em contexto escolar.

O Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais foi aprovado em 2019 e corresponde a um investimento aproximado de 340 mil euros, contando com o apoio de fundos comunitários.