Sociedade

Sessão de esclarecimento sobre cancro, amanhã na CMP

  • Notícia

    Notícia

ipop.jpg

Assinala-se amanhã, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) e a Câmara Municipal do Porto (CMP) unem-se para uma sessão de esclarecimento sobre a doença oncológica, que decorrerá no átrio do edifício dos Paços do Concelho, às 17 horas.

Desmistificar o que se diz sobre o cancro e identificar ações de prevenção são os principais objetivos da iniciativa "O que quer saber sobre o cancro? O IPO-Porto responde". Nesta ação, os clínicos do IPO-Porto, das mais diversas áreas da doença oncológica, estão fora de portas, junto da população, para responder a todas as questões. São mais de 10 mil os doentes que o IPO-Porto recebe anualmente, por isso "sentimos que é nosso dever ir ao encontro das pessoas para que possam estar o mais esclarecidas possível", refere Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto. 

Face à grande quantidade de informação a circular sobre cancro e nos mais diversos canais, às questões que surgem quando há casos de doença oncológica na família, ou quando há uma prescrição médica de determinados exames, o IPO-Porto, de forma a descomplicar e efetivamente informar, desenvolveu a iniciativa "O que quer saber sobre o cancro? O IPO-Porto responde".

A sessão de esclarecimento será moderada pela jornalista da Antena 1 Cláudia Costa e abre com um pequeno concerto da Escola de Música de Costa Cabral.

No relatório de 2014, a Organização Mundial de Saúde refere que todos os anos são diagnosticadas com cancro em todo o mundo 14 milhões de pessoas, prevendo que esse número suba para 24 milhões em 2035. Em Portugal são diagnosticados cerca de 40 mil casos por ano. A OMS prevê ainda que pelo menos metade dos casos poderão ser evitados com prevenção e através de mudanças de dieta e de comportamentos. Neste contexto a iniciativa "O que quer saber sobre o cancro? O IPO-Porto responde" revela-se uma ferramenta interessante e fundamental para desmistificar a doença junto da população e alertar para a adoção de comportamentos preventivos.