Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Serviço Educativo IPO faz 25 anos
05-08-2015
O Serviço Educativo do IPO do Porto comemora hoje 25 anos. Na Pediatria do IPO do Porto há registo de 100 novos casos todos os anos de meninos e jovens que, devido aos tratamentos, não podem ir à escola, pelo menos durante o primeiro ano da doença. Para colmatar esta situação, há 25 anos, foi criado o Serviço Educativo na Pediatria, na altura nasceu com uma vertente mais lúdica e hoje proporciona apoio escolar.

Filomena Maia, coordenadora da área educativa do Serviço de Pediatria do IPO do Porto, em declarações ao JN, afirmou que nestes últimos 25 anos tem aprendido a viver um dia de cada vez e que está bem ciente da importância deste serviço que começou com dez camas e hoje já tem 27. 

O próximo projeto deste serviço passa pela criação de uma "televisão interna" para ultrapassar o isolamento das crianças e jovens internados através de "um canal interno que permita aos jovens em isolamento assistir às coisas que vão acontecendo na sala de brincar". Neste âmbito, Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto garantiu, ao JN, que "estará para breve uma parceria com uma empresa de material informático, para tentar atualizar novas tecnologias".

Um dos grandes focos deste Serviço Educativo tem sido, ao longo dos anos, desmistificar mitos, apontando a mais-valia do projeto que permite às crianças internadas executar atividades ao ar livre. 

Um ambiente de partilha e amizade, elogiado por pais e educadores, que continuam, ano após ano, a organizar eventos como os "Encontros de Verão" e a "Ceia de Natal". Existe ainda o "Grupo de Veteranos", formado em 2012, composto por crianças e jovens que ultrapassaram a doença e que se juntam regularmente pela "necessidade do apoio emocional".