Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Serviço de ajuda a famílias carenciadas
20-02-2015

A União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, lançou esta semana um serviço de consultoria gratuito para apoiar famílias com constrangimentos financeiros, que visa "mitigar os impactos negativos da sua situação económica" atual.


Segundo o Diário de Notícias, citando a Lusa, o presidente da União de Freguesias, Nuno Ortigão, estima que "tendo em conta o conhecimento da realidade social do território, cerca de mil famílias estarão em situação de dificuldade financeira e este novo serviço, gratuito para a população, poderá ser uma mais-valia para as ajudar a contornar a situação". "Sabemos também que 550 pessoas recebem o Rendimento Social de Inserção, totalizando 1.264 beneficiários", referiu.


De acordo com números disponibilizados pela autarquia, 400 famílias recorrem atualmente a programas de ajuda alimentar, 2.228 pessoas estão desempregadas e inscritas no Centro de Emprego, sendo que a maioria (1.485) não recebe subsídio.


O atendimento à população decorre às segundas-feiras de manhã, no edifício de Aldoar, sendo feito por responsáveis da Associação Ipsum Home, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo transmitir e divulgar às famílias um conjunto de boas práticas que promovam uma gestão financeira equilibrada e responsável dos seus recursos. O contrato com a Associação Ipsum Home tem a validade de seis meses, "com avaliação nos primeiros dois" e um custo de 1.440 euros.

"O nosso objetivo é conseguir que as famílias sejam capazes de criar almofadas, para que não tenham sustos ao longo da vida", mas antes precisam de cortar nos custos, advertiu, referiu Arnaldo Rodrigues, da Associação Ipsum Home.

A consulta de diagnóstico prevê alguns dos serviços prestados à população como a ajuda na criação do orçamento familiar, elaboração de proposta de reajustamento financeiro e de planos de formação vocacionados à reeducação financeira.

De acordo com os Censos 2011, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que tem uma área de 7,36 quilómetros quadrados, conta com uma população de 28.858 habitantes.