Sociedade

Serviço da Câmara do Porto incentiva a reutilização dos manuais escolares

  • Notícia

    Notícia

#fib_banco_livros_escolares.jpg

À semelhança dos anos transatos, o Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) convida os cidadãos a depositarem nas suas instalações, no Gabinete do Munícipe, os manuais escolares de que já não necessitam. No mesmo local, poderão levantar livros de que necessitem para o novo ano letivo.

No ano passado, este serviço da Câmara do Porto recebeu 7.038 cidadãos, o que se traduziu no depósito de 21.418 livros e no levantamento de 6.523.

Os livros não reutilizáveis foram doados ao Banco Alimentar contra a Fome do Porto, no âmbito da campanha "Papel por Alimentos", num total de quase cinco toneladas (4.842 quilogramas), que os reciclou à razão de 80 euros por tonelada.

Com a participação de todos, o SMARLE deseja em 2018 superar estes números.

Os manuais poderão ser depositados no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado, 266, Porto) de segunda a sexta-feira feira, à exceção dos feriados, entre as 9,00 e as 17,00 horas.

O SMARLE voltará também a estar presente na Feira do Livro do Porto (Jardins do Palácio de Cristal, de 7 a 23 de setembro), onde em 2017 teve um forte incremento.

O Serviço tem como principal objetivo promover a reutilização dos livros escolares, de forma totalmente gratuita, promovendo deste modo o sentido de partilha e as boas práticas ambientais, de acordo com o lema "Reutilizar antes de reciclar". 

Apesar de antes do início de cada ano letivo este serviço ter maior movimento, ao longo do ano mantém-se ativo. Devido ao considerável número de utentes que acorrem ao serviço de julho a outubro, nestes meses os pedidos deverão ser feitos presencialmente. Nos restantes meses, estão abertos outros canais de comunicação, designadamente telefone e email.