Sociedade

Serralves recebe encontro de encerramento do Orçamento Participativo

  • Notícia

    Notícia

#DR_orcamento_participativo.jpg

Realiza-se no próximo dia 19, no Museu de Serralves, o encontro de encerramento da primeira fase do Orçamento Participativo Portugal (OPP). A sessão, com início às 18,30 horas, conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e é de participação livre, mediante pré-inscrição.

Desde o seu lançamento, no início do ano, o OPP tem percorrido Portugal à procura de ideias para as regiões e o país. Em causa estão 3 milhões de euros para investir em propostas nas áreas da cultura, ciência, agricultura e formação para adultos, apresentadas e votadas pelos cidadãos.

Da robótica às artes performativas e urbanas, da arquitetura aos ofícios tradicionais, da agricultura nas cidades à formação de programadores, entre tantas outras possibilidades, são muitas as ideias e os contributos que poderão contar para o desenvolvimento nacional e para o exercício da cidadania ativa.

O Orçamento Participativo surge como um "processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação".

Com o encontro no Porto, encerra a primeira fase do OPP. Após análise técnica das propostas, serão colocadas a votação, entre junho e setembro, as ideias selecionadas. Os projetos vencedores serão anunciados ainda em setembro.

Os interessados em participar no encontro deverão realizar inscrição através do email comunicacao@ama.pt.