Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Serralves lança programa de investigação sobre Siza
09-04-2019
A Fundação de Serralves vai ter um Programa de Investigação e Desenvolvimento sobre a obra de Álvaro Siza, que inclui dois concursos com uma dotação orçamental total de dois milhões de euros. 

O protocolo que sustenta o programa sobre a obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira foi assinado nesta segunda-feira, 8 de abril, entre a instituição e o Ministério da Cultura, bem como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os objetivos passam por criar um corpo de conhecimento sólido, distintivo e profundo sobre a obra de Álvaro Siza Vieira e trazer profissionais de várias disciplinas para estudarem e complementarem o que se sabe sobre o arquiteto.

De acordo com dados publicados na página da FCT, os concursos, a realizar respetivamente em 2019 e 2020, visam múltiplas vertentes, nomeadamente: projetos de arquitetura, tendo em conta a sua relação com os utilizadores dos espaços e respetivo enquadramento social ou a integração e a interrelação das obras de arquitetura com os espaços envolventes, a cidade, a paisagem e o território. São também vertentes dos concursos a relação da arquitetura com as artes, nomeadamente o desenho, a escultura e o cinema e as artes aplicadas, e a materialização da arquitetura, incluindo estruturas, tecnologias e materiais e a sua relação com o desempenho e as condições envolventes, conforme avançou a Lusa.

O concurso vai apoiar projetos pelo período máximo de 24 meses, podendo ser prorrogável por mais 12 em casos devidamente justificados. As candidaturas têm de ser entregues em língua inglesa, estão abertas até 16 de maio e o limite máximo de financiamento por projeto é de 120 mil euros.