Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Serralves festeja 30 anos com abertura da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
27-01-2019
"Celebrar Serralves" é o mote do 30.º aniversário da Fundação, cuja programação para este ano tem como destaque a abertura da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, já em abril.

Num ano em que assinala também o 20.º aniversário do seu Museu de Arte Contemporânea, a Fundação de Serralves vai assim reforçar a valência de cinema com a inauguração da casa do Cinema que tem autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira e da qual será diretor António Preto.

A vida e obra do realizador portuense (1908/2015) que lhe dá nome será também o tema das duas primeiras exposições a inaugurar no novo espaço, que inclui espaços de projeção, de exposição e de serviço educativo, além de se dedicar a publicações em parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Antes porém, já em fevereiro, o Museu de Serralves apresenta "I'm Your Mirror", a exposição de Joana Vasconcelos vinda do Guggenheim de Bilbau e que é comissariada por Enrique Juncosa.

Entre os restantes destaques que a Fundação anunciou para este ano estão a britânica Tacita Dean (ainda em janeiro), a norte-americana Susan Hiller, a pintura de Paula Rego e a exposição monográfica "Álvaro Siza: (In)disciplina", o português Horácio Frutuoso, a apresentação da norte-americana Joan Jonas em parceria com a Tate Modern de Londres, o dinamarquês Olafur Eliasson e uma antológica de Pedro Cabrita Reis, entre outros.

Paralelamente, os habituais "Serralves em Festa" e "Jazz no Parque", entre outros programas, estarão também de volta para integrar "uma programação extraordinária que celebra da melhor forma não só o museu, mas o parque e a Casa do Cinema" neste 30.º aniversário da Fundação, segundo a sua presidente, Ana Pinho.