Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Serralves acolhe ciclo de cinema dedicado a Yoko Ono neste fim de semana
17-09-2020

O Museu de Serralves apresenta neste fim de semana um ciclo de cinema dedicado à obra de Yoko Ono. Serão apresentadas sete curtas-metragens e um filme dirigidos pela artista japonesa.


O ciclo decorre neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de setembro, e está integrado na exposição "Yoko Ono: O jardim da aprendizagem da liberdade", inaugurada no final de maio e que estará patente no Museu e Parque de Serralves até 15 de novembro.

A mostra, explica o Museu de Serralves, "apresenta um abrangente panorama da multifacetada produção desta artista pioneira da arte conceptual e da performance que durante os primeiros anos de sua extensa carreira viveu entre Nova Iorque, Tóquio e Londres, tendo tido um papel precursor no desenvolvimento do conceptualismo, da arte performativa e do filme experimental a nível internacional".

Neste fim de semana, a atenção centra-se na relação da companheira do Beatle John Lennon com o cinema. O ciclo inicia no sábado às 17 horas, no Auditório do Museu, com a sessão "Sete curtas de Yoko Ono (e John Lennon)", em que será demonstrada a variedade e complexidade dos filmes feitos pela artista japonesa.

São "sete filmes que pensam o próprio meio do cinema, exploram os limites da representação, investigam as possibilidades desta arte do tempo e que, também, nos divertem, surpreendem e interrogam", antecipa a organização.

Para domingo, igualmente às 17 horas no Auditório do Museu, está marcada a projeção de "Imagine", filme realizado em 1972 por Yoko Ono, a partir do álbum homónimo de John Lennon, em estreia portuguesa na nova cópia digital restaurada.