Cultura

Serões da Bonjóia de janeiro 2017

  • Notícia

    Notícia

#fib_bonjoia_05.jpg

Os Serões da Bonjóia realizam-se desde 2003, com o objetivo de reviver as tertúlias à moda portuense, por meio de conferências, encontros/concertos e debates subordinados a temas e atividades diversas. Pretende-se contribuir para a formação/informação dos cidadãos em geral e promover a dinamização de uma zona menos conhecida da cidade.

O primeiro "Serão da Bonjóia" de 2017 realiza-se no dia 5 de janeiro e tem como proposta as Tradições com a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal - Foz do Douro a Cantar os Reis. 

A tradição ainda é o que era com uma viagem musical pelos costumes tradicionais desta época festiva, animada pelas vozes deste grupo, que conta com mais de três décadas de atividade.

A tertúlia de 12 de janeiro, subordinada ao tema "Uma viagem ao mundo maravilhoso das orquídeas", integrado no Ciclo das Plantas, tem como oradora convidada Graziela Meister, membro da Associação Portuguesa de Orquídeas e especialista e colecionadora de orquídeas desde 1970.

O Serão da Bonjóia de dia 19 de janeiro, convida à reflexão sobre "0 Lendário Caminho de Santiago de Compostela". Para abordar o tema, estará presente Manuel Araújo. O orador, ele próprio peregrino experiente, dedica-se à investigação histórica dos diferentes caminhos de Santiago desde os anos 90, tendo já realizado várias exposições e palestras sobre a importância de se conhecer e preservar os percursos percorridos pelos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

Os "Serões da Bonjóia" acontecem todas as quintas-feiras a partir das 21,30 horas. A entrada é livre.