Sociedade

Serão da Bonjóia desta semana ensina a prevenir AVC e ataque cardíaco

  • Notícia

    Notícia

#fib_bonjoia_01.jpg

"AVC e Ataque Cardíaco - prevenção, diagnóstico precoce e tratamento" é o tema do programa de tertúlias "Serões da Bonjóia" desta quinta-feira, dia 23, no âmbito do ciclo dedicado à saúde e ao bem-estar.

"Normalmente, identificamos sintomas no nosso corpo que se vêm a confirmar ser gripe, constipação, intoxicação alimentar etc., mas será que conseguimos detetar sintomas de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC)?".

Esta dúvida é o ponto de partida da sessão, de acesso livre e com início às 21,15 horas, onde se sublinhará que, no tocante ao ataque de coração, o corpo humano pode ir dando sinais ao longo do tempo, antes do mesmo acontecer. O problema é que esses sinais são silenciosos e podem, inclusive, ser completamente indolores, pelo que muitas pessoas nem percebem que estão relacionados com o coração.

Para partilhar os seus conhecimentos sobre estes fenómenos que se iniciam numa fase precoce da vida e progridem, silenciosamente, durante anos, este Serão da Bonjóia vai contar com a participação do cardiologista Prof. Doutor Ovídio Costa.

O também diretor dos cursos de pós-graduação de Medicina Desportiva, Internacional em Geriatria e Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto dará ainda a conhecer os fatores de risco e as formas de calcular o risco de ter um AVC a 10 anos.

A Quinta de Bonjóia situa-se na Rua de Bonjóia, 185, em Campanhã.

GPS:

N 41º 9' 10''

O 8º 34' 36''

Google Maps