Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Sentir as cores com ilustradores"
21-07-2015

No âmbito do projeto "Histórias ao Ouvido", a Câmara do Porto tem vindo a promover, ao longo deste ano, encontros com ilustradores no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN).


"Sentir as cores com os ilustradores" é o título desta iniciativa que, há semelhança do ano passado, leva escritores de literatura infantil e juvenil ao hospital, com o objetivo de fomentar o contato com personalidades ligadas ao universo da literatura.


Cristina Valadas, Marta Madureira e Patrícia Figueiredo foram as ilustradoras que este ano visitaram as crianças do Internamento Médico-Cirúrgico do CMIN, proporcionando-lhes momentos únicos e divertidos, com conversas, descobertas e aprendizagens que deram a conhecer o ofício de ilustrar livros, o percurso e a obra de cada uma das ilustradoras, bem como, experimentar algumas técnicas de ilustração.


Todos os acompanhantes destas crianças têm também a oportunidade de participar nestes encontros, que os ajudam a minimizar a tensão e a passar de forma agradável o tempo de espera no pré, durante ou pós-operatório das suas crianças.


"Histórias ao Ouvido" é um projeto que tem vindo a ser implementado pelas Bibliotecas Municipais do Porto desde 2007, em parceria com o Centro Hospitalar do Porto e com o apoio de uma equipa de voluntários. Tem o intuito de potenciar o efeito terapêutico da leitura e exploração de histórias infantis, ajudando a minimizar o peso que representa para as crianças e para as suas famílias a passagem pelo hospital. Para além disso, pretende também alargar a sua ação ao apoio educativo a crianças em situação de internamento prolongado que por essa razão não podem ir à escola.