Sociedade

"Senhores da limpeza" recebem mensagens de agradecimento da cidade

  • Notícia

    Notícia

Nas últimas semanas têm-se multiplicado as mensagens de agradecimento aos trabalhadores municipais que asseguram a recolha de resíduos e que têm cumprido exemplarmente a missão da manutenção de um serviço essencial para a cidade, durante a epidemia. Em folhas de papel, sobretudo escritas pelos mais novos, as mensagens são deixadas nos pontos de recolha de resíduos.

São palavras de esperança e igualmente de reconhecimento e de apreço por estes profissionais. Numa das folhas encontradas, ilustrada com as cores do arco-íris, o pequeno portuense Gui, de quatro anos, assinala que estes trabalhadores podem ser "por muitos esquecidos, mas não por nós!". E para que não restem dúvidas, reforça: "vocês são importantes".

A iniciativa de cada família é espontânea e, pela quantidade de mensagens que vão sendo descobertas, fica evidente que afinal os habitantes do Porto não se esquecem de todos quantos, diariamente, se comprometem a deixar a cidade limpa.

Na verdade, o trabalho já de si exigente, assume agora cuidados redobrados para proteger os trabalhadores da empresa municipal Porto Ambiente. A recolha de resíduos é acompanhada de uma desinfeção especial nos ecopontos e de novas regras, ao passo que a limpeza das ruas foi reforçada, por outro grupo de colaboradores da empresa.

A continuidade deste trabalho é pois fundamental e a cidade agradece com votos também de "saúde para todos os que recolhem o nosso lixo". Nas mensagens dirigidas aos "senhores da limpeza" predominam ainda as hashtags #ficaemcasa e #vaificartudobem.