Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Seminário internacional "Cidade das Profissões 10 anos" na Biblioteca Municipal Almeida Garrett
28-10-2016

No âmbito das comemorações dos dez anos da Cidade das Profissões realizou-se esta quinta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, um seminário internacional.


Subordinado ao tema "Cidade das Profissões 10 anos" participaram neste encontro representantes nacionais e internacionais dos quadrantes do emprego, da educação/formação e do empreendedorismo.


A abertura contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Vieira da Silva considerou que a valorização da escola é "decisiva" para combater o fenómeno dos jovens que nem estudam, nem trabalham e nem estão em formação. Iniciativas como a "Cidade das Profissões", disse, "ajudam a responder a estes problemas".


Na sessão de abertura, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que "o trabalho em rede é fundamental para o sucesso dos projetos e, de facto, toda a atividade da 'Cidade das Profissões' é desenvolvida através de parcerias-chave". "O fomento de parcerias e envolvimento de instituições, públicas e privadas, tem como objetivo racionalizar recursos, complementar esforços e aumentar os níveis de qualidade dos serviços, no sentido de otimizar a intervenção social de forma a melhor servir as pessoas", acrescentou.


Para o presidente da Câmara do Porto, "a 'Cidade das Profissões' rege-se por valores e entre eles, com destaque, figuram a valorização do trabalho enquanto instrumento decisivo para a promoção da dignidade humana e de uma atitude perante o trabalho que não pode nunca por em causa essa dignidade". "A dignidade é companheira indissociável desse valor inalienável que é o da liberdade, que o Porto tanto preza, e a condição para que possamos atingir a felicidade que todos almejamos", concluiu.


A Cidade das Profissões é um serviço de consultoria e orientação sobre a vida profissional e o mundo do trabalho, promovido pela Câmara do Porto, inspirado no conceito internacional Cités des Métiers, de cuja rede é hoje parte integrante e ativa, assumindo a sua presidência desde 2014. Assente numa sólida rede de parceiros, a Cidade da Profissões tem assumido, ao longo do seu percurso, um papel de destaque através da realização de ações e iniciativas inovadoras de promoção da empregabilidade, empreendedorismo e de desenvolvimento de competências para todos os cidadãos, sendo esse percurso que se pretendeu também celebrar com este seminário.