Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Seminário internacional abordou novos desafios do comércio tradicional
18-10-2017

A Reitoria da Universidade do Porto acolheu, esta tarde, o I Seminário Internacional do Comércio, uma iniciativa da Associação dos Comerciantes que pretendeu lançar as bases para repensar o comércio tradicional à luz dos desafios que se colocam ao setor.


Na abertura do encontro, Manuel Aranha, vereador do Comércio, Turismo e Fiscalização da Câmara do Porto, reforçou o papel do Município enquanto agente com responsabilidades em salvaguardar o comércio tradicional, "preservando deste modo as  raízes e a alma" da cidade.


"Há novos desafios que se colocam ao setor comercial, numa cidade em permanente redescoberta e desenvolvimento", referiu, salientando o crescimento turístico vivido nos últimos anos.


O responsável municipal elencou, também, os diversos programas que foram desenvolvidos pela autarquia com o objetivo de potenciar o pequeno comércio na cidade.


Nuno Camilo, presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, reconheceu o papel que o turismo tem vindo a desempenhar na economia local, mas alerta que os negócios, embora "tradicionais" têm que ser inovadores.


"Foi o turismo que alimentou a cidade num tempo de crise e foi o turismo que fez rejuvenescer o edificado de muitos espaços da cidade, mas os desafios que temos no futuro são os de uma cidade muito competitiva", referiu.


Sob a temática "Novos Desafios", a iniciativa integrou dois grandes painéis com oradores nacionais e estrangeiros e foram partilhadas experiências e exemplos de projetos de sucesso que podem potenciar negócios e serem replicados na cidade, com o objetivo de atingir um crescimento inteligente do comércio local ao nível nacional e internacional, numa perspetiva sustentável e globalizadora.