Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Semana Start & Scale potencia o Porto como centro de inovação e empreendedorismo
19-05-2016

De 20 a 28 de maio, o Porto promove a Semana Start & Scale, com iniciativas dirigidas aos mais variados públicos, que prometem reforçar a cidade como centro de inovação, empreendedorismo e emprego, à escala nacional e internacional.


Esta semana surge como uma iniciativa da estratégia ScaleUp Porto e materializa os primeiros passos na concretização do Manifesto apresentado oficialmente em abril. Os eventos e atividades pretendem envolver não só scaleups, as empresas com elevado potencial de crescimento, mas também vários intervenientes do ecossistema empreendedor como grandes empresas, indústria, investidores nacionais e internacionais, entidades de ensino e os cidadãos.


Reuniões entre startups e indústria com vista à exploração de oportunidades bilaterais, apoio à procura de talento, de emprego e de criação de novas empresas, captação de interesse de investidores nacionais e internacionais, exploração do potencial de redes internacionais de apoio ao crescimento empresarial, desenvolvimento de soluções que melhorem a vida na cidade, animação de rua e celebração, farão parte de uma agenda que abarcará as diversas fases do processo de desenvolvimento de um negócio.


O maior evento da semana - o ScaleUp For Europe, Congresso Anual da Rede Europeia de Business Angels - acontece de 25 a 27 de maio no Palácio da Bolsa, Palácio das Artes e Hard Club, e coloca o Porto na rota de potenciais investidores internacionais. Este evento atrairá business angels e fundos de capital de risco e representa o ponto de partida para a criação de uma rede ScaleUp Europeia. Formação para startups e investidores, conferências temáticas sobre o crescimento das empresas e o papel do investimento neste processo, parcerias público-privadas, crowdfunding, entre outras, são algumas das atividades e temas desenvolvidos no ScaleUp For Europe.


A semana termina com o regresso do Hackacity, a maratona de programação, organizada pela 7Graus e pela Câmara do Porto. Tendo a cidade como laboratório, convida os participantes a desenvolver aplicações que tenham impacto na vida da cidade, usando big data. A edição deste ano tem uma novidade especial: acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, como Santander, Utecht, Amersfoort, Olinda e Recife, que responderam positivamente ao desafio lançado pela cidade do Porto para se associarem ao movimento.


Paralelamente a estes eventos, a Rua da Flores transforma-se durante toda a semana, numa verdadeira celebração do tema, com animação e atividades que envolverão a comunidade e os que por lá passam. Labirintos de elásticos, jogos de perspicácia e até o tradicional "jogo da macaca" são algumas das atividades redesenhadas que se centrarão nos "7 Passos para o Sucesso", convidando os participantes a abordar algumas das questões vividas pelas empresas que se encontram em fase de crescimento.


Com o ScaleUp Porto, a cidade formaliza um compromisso para se tornar um catalisador na criação de um ecossistema sustentável de empreendedorismo e inovação, como parte de uma estratégia alargada e coordenada que se poderá refletir por toda a Europa.


+Info: www.scaleupporto.pt