Sociedade

Semana Start & Scale busca soluções tecnológicas para ajudar pessoas vulneráveis

  • Notícia

    Notícia

Começou a Semana Start & Scale, que o Porto organiza pelo terceiro ano consecutivo no âmbito da iniciativa ScaleUp Porto. Até 11 de maio, contam-se sete dias preenchidos com iniciativas dedicadas à promoção do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia com base na cidade.

A agenda deste sábado e domingo está a decorrer no Palácio dos Correios, com a maratona de programação Hack For Good, que acontece pela primeira vez fora de Lisboa e visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para responder a desafios sociais reais.

Na abertura do evento, apoiado pela Câmara do Porto, esteve a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que referiu a importância da cidade no panorama tecnológico nacional.

Esta edição do Hack For Good foca-se em três desafios:

- bem-estar dos idosos;

- bem-estar das crianças e jovens;

- integração de refugiados e migrantes.

Os participantes trabalham durante o fim de semana para desenvolver soluções, com o apoio de mentores e parceiros tecnológicos, mas, acima de tudo, interagindo com os beneficiários dessas soluções. Nesse sentido, 15 idosos (entre os 68 e os 80 anos) visitam o espaço, assim como jovens (15-17 anos) do Colégio Luso-Francês e refugiados e migrantes, para que as equipas possam desenvolver os projetos de acordo com necessidades reais.

Esta primeira edição do Hack for Good no Porto conta com mais de 150 participantes de todo o país organizados em 36 equipas, uma das quais vinda da Alemanha.

Algumas startups estão também a participar, tendo criado as suas próprias equipas. São exemplos a Uniplaces e a TonicApp.

As apresentações finais acontecem hoje e três equipas serão premiadas com valores financeiros, bem como com o apoio ao desenvolvimento dos projetos depois do evento.

Também hoje e no Palácio dos Correios, realiza-se a festa de abertura da Semana Start & Scale. E, a partir daqui, conte-se com conferências, masterclasses e workshops, encontros, reuniões de negócios, tours por empresas e espaços empreendedores da região, atividades de rua e vários momentos de celebração, networking e partilha do conhecimento.

Podem destacar-se, entre outros eventos, a conferência FIWARE Global Summit, que reunirá programadores, empresários, decisores políticos e investidores; a conferência "Problem solving with Data Science"; as masterclasses "Defense-in-depth techniques for modern web applications and Google's journey with CSP" e "Rewarding Talent"; o "Scale Me Up! With Filipe Araújo", com o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador da Inovação e do Ambiente a falar sobre o ecossistema da cidade; e reuniões de negócio entre startups e grandes empresas no Doing Business.

Esta semana é uma iniciativa da ScaleUp Porto, a estratégia para a promoção na cidade do ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Conheça ao pormenor o programa aqui.