Sociedade

Semana Mundial do Espaço leva filme imersivo ao Planetário do Porto

  • Notícia

    Notícia

#planetario_despertar_era_espacial_03.jpeg

A Semana Mundial do Espaço, que se comemora de 4 a 10 de outubro, vai ser assinalada no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva com a estreia de um filme imersivo, debate, oficinas e uma exposição.

O Planetário vai estar de portas abertas para o público aceder às diversas atividades, a partir das 15 horas de sábado, dia 5, em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

O destaque do programa é a estreia da sessão imersiva "O Despertar da Era Espacial" que, partindo do lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial) e passando pelas históricas alunagens até aos voos espaciais de companhias privadas, convida a mergulhar numa reconstituição histórica dos primeiros passos da Humanidade no Espaço.

Haverá também um debate sobre o Espaço com a cientista-astronauta Ana Pires (INESC-TEC) e oficinas de lançamento de foguetões. .

O sábado marca ainda a estreia da exposição "Explorar o Espaço com a Playmobil no Planetário do Porto", que estará disponível no átrio do Planetário até março de 2020.

Todas as atividades são gratuitas, mas limitadas à lotação do espaço, pelo que algumas delas carecem de inscrição prévia na página do evento.