Urbanismo

Semana do PDM reflete sobre que cidade queremos ser nos próximos dez anos

  • Notícia

    Notícia

#mno_miradouro_da_se.jpg

Miguel Nogueira

A Semana do PDM decorre de 7 a 11 de maio, estão agendadas cinco sessões, uma por dia, em diferentes espaços do universo autárquico, que procuram envolver a população no debate da revisão do Plano Diretor Municipal do Porto. Conheça os temas e participe. As sessões são transmitidas em streaming no Portal do Município.

O planeamento de uma cidade é um assunto sério: pressupõe estratégia e visão a longo prazo. Com base nesta premissa, a Câmara do Porto lança a Semana do PDM, com o propósito de criar um espaço de debate com a cidade e sobre a cidade, a partir da apresentação pública dos relatórios efetuados no âmbito do processo de revisão do PDM.

A iniciativa - inédita - afigura-se assim como o método privilegiado pelo Município para revelar e partilhar com os cidadãos a conclusão "da fase dos trabalhos de caracterização e de diagnóstico [do PDM]", explica ao Porto. o vereador responsável pelo pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha. Das cinco apresentações, garante, sairá "o retrato atual da cidade".

As conclusões - que estarão divididas por temáticas como Ambiente, Património Cultural, Pessoas e Atividades, Mobilidade, entre outras - pretendem chegar às forças vivas do território e aos portuenses, "num processo que se quer participativo, vivo e dinâmico", reforça o vereador. É neste período último antes da fase de elaboração do PDM, responsável por lançar as bases para "a ideia de cidade que defendemos", que a Câmara do Porto lança uma convocatória aberta à participação de todos os munícipes.

Em 2018, felizmente, o contexto é muito diferente daquele experienciado aquando da elaboração do atual PDM. Como constata o vereador, hoje "a cidade do Porto vive um momento de forte transformação", que se espelha tanto a nível económico como social. Por isso, considera, "para sabermos para onde queremos ir, e que cidade queremos ser na próxima década, devemos saber onde estamos".

O guião do programa de sessões abertas passa por quatro Juntas de Freguesia e culmina com uma sessão final na Câmara do Porto:

Dia 7 de maio | 21h30

AMBIENTE 
Junta de Freguesia do Bonfim 
(Campo 24 de Agosto, n.º 294) 

Dia 8 de maio | 21h30

PATRIMÓNIO CULTURAL E DINÂMICAS URBANÍSTICAS 
Junta de Freguesia de Campanhã  
(Praça da Corujeira, n.º 202) 

Dia 9 de maio | 21h30

PESSOAS E ATIVIDADES 
União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos - Polo de Massarelos 
(Rua Campo Alegre, n.º 244) 

Dia 10 de maio | 21h30
MOBILIDADE, TRANSPORTES E OCUPAÇÃO DOS SOLOS 
Junta de Freguesia de Paranhos 
(R. Álvaro de Castelões, n.º 811) 

Dia 11 de maio | 11h00

A VISÃO DE FUTURO PARA A CIDADE 
Câmara Municipal do Porto