Sociedade

Semana da Reabilitação Urbana propõe novo olhar sobre a cidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_entrega_chaves_casas_se_28.jpg

Miguel Nogueira

A Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer de 11 a 15 de novembro no Palácio da Bolsa e tem como tema "REPORTO: Reabilitar, regenerar e reutilizar".
As iniciativas são de acesso livre.

Na sua 7.ª edição, o evento lança assim uma nova perspetiva sobre a evolução urbana da cidade, tendo em conta o momento em que o Porto atravessa uma nova dinâmica no investimento, no turismo e, por conseguinte, no imobiliário. Ou seja, propõe-se olhar para este movimento transformador com um foco mais abrangente, tocando não só a reabilitação, como também a regeneração e a reutilização.  

"Temos de olhar para a cidade como um tecido em que é preciso intervir de forma integrada, mas com instrumentos distintos. É necessário continuar a reabilitar, mas é também fulcral requalificar e regenerar os territórios desocupados e estruturantes, bem como promover a reutilização de recursos e espaços que a cidade já dispõe", considera Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, apontando que "o denominador comum é o movimento 'RE', que, em última análise, significa agir no território com uma perspetiva de reforço do que este nos oferece e também do seu potencial por realizar".

Sob o tema "REPORTO: Reabilitar, Regenerar e Reutilizar", a VII Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer no Palácio da Bolsa, em pleno centro histórico da cidade, contando com os apoios da Câmara do Porto e da Associação Comercial do Porto, numa organização da Vida Imobiliária e da Promevi.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar e multifacetado, o evento consta de um programa intenso de conferências, workshops, tertúlias e exposições, além de um passeio a obras da reabilitação na Baixa do Porto. Ao todo, são 15 sessões que envolvem mais de 125 intervenientes, destacando-se temas centrais como a habitação acessível, o novo regime legal da reabilitação urbana e a organização territorial no Porto, numa altura em que está em curso a revisão do Plano Diretor Municipal.

Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana mantêm a sua filosofia de acesso livre, dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria imobiliária.

A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado e realizando edições anuais em Lisboa e no Porto.

+informações: www.semanadareabilitacao.com