Sociedade

Semana da Reabilitação Urbana começa na próxima segunda-feira

  • Notícia

    Notícia

#fib_reabilitacao_04.jpg

Começa segunda-feira, no Palácio da Bolsa, mais uma Semana da Reabilitação Urbana, co-organizada pelo jornal Vida Imobiliária e pela Promevi, contando com o apoio da Câmara do Porto.

Até 13 de novembro, o edifício da Associação Comercial do Porto acolhe, assim, um conjunto de conferências, workshops, tertúlias e exposições focadas na reabilitação urbana, com especial destaque para o papel que a cidade do Porto tem tido na dinâmica deste movimento. A quarta edição do evento reunirá mais de uma centena de oradores da área empresarial, política, académica e técnica, sendo as sessões de acesso livre, incluindo para profissionais e público em geral. As crianças e os jovens também não foram esquecidos, com iniciativas que convidam a conhecer melhor a reabilitação da cidade. 

A Câmara do Porto associa-se ao evento de forma ampla, estando prevista a presença de Rui Moreira, presidente da autarquia, na sessão de abertura, no dia 7, e na conferência de dia 11. A autarquia é ainda parceira na dinamização da conferência "Porto, um novo polo de atração de investimento internacional", a realizar no dia 8 de novembro. 

O papel do Porto na dinâmica de investimento registada a nível nacional e a capacidade de atração de investimento internacional desta cidade serão temas centrais das conferências que constituem a agenda central da Semana da Reabilitação Urbana, onde debates mais amplos como os atuais programas, políticas e instrumentos de apoio e financiamento à reabilitação também serão dinamizados. As preocupações de integração tecnológica e de sustentabilidade no contexto das cidades inteligentes, bem como os aspetos mais técnicos da reabilitação urbana marcam ainda os temas das conferências diárias deste evento, além de serem abordados nos diversos workshops previstos. 

Além da Câmara do Porto, o evento conta com o apoio da Associação Comercial do Porto e da Porto Vivo, SRU, reunindo um forte consenso entre a comunidade empresarial, associativa, académica, técnica e das entidades públicas. Apoiam a Semana da Reabilitação Urbana Porto, a Schmitt+Sohn, a Caixa Geral de Depósitos, a Barbot, a Secil e da iniciativa Reabilitação Urbana-Inteligente & Sustentável, na categoria de patrocínio platina. A Luz e Som, Predibisa, a PLMJ e o projeto Aliados 107 associam-se ao evento enquanto patrocinadores ouro. Na área institucional, o IMPIC, o IHRU, a FEUP, a AICCOPN, a OET, a AO-SRN e a OE-RN são algumas das entidades que apoiam a nova edição da Semana da Reabilitação Porto 2016.

Site Oficial