Sociedade

Semana da Reabilitação Urbana abriu com debate sobre habitação acessível

  • Notícia

    Notícia

Dezena e meia de sessões integram o programa da

VII Semana da Reabilitação Urbana, que decorre até sexta-feira no Palácio da Bolsa e dedicou este primeiro dia a explorar o contributo das políticas de habitação para a questão da habitação acessível.

Depois da aprovação de um amplo pacote de reformas legislativas no domínio da habitação, qual o impacto e como se traduzem na realidade das cidades? Qual o campo de ação das políticas municipais e como é que os privados entendem estas novas realidades? Perante estas questões, os participantes começaram por tomar contacto com o exemplo espanhol através de José Miguel Arambarri, diretor-geral do Grupo Aransa.

Foi depois a vez de dar a conhecer a proposta do Porto em termos de habitação acessível, através do vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, ao que se seguiu um debate entre o autarca e Luís Lima (APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal), Hugo Santos Ferreira (APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários), Fernando de Almeida Santos (Ordem dos Engenheiros) e António Fontes (Banco Santander).

Houve ainda ocasião para apresentação de três candidatos ao concurso de inovação CBRE Proptech Challenge Portugal, cujo prazo de inscrição termina a 20 de novembro.

Com 3.450 participantes inscritos, a 7.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana apresenta conferências, exposições, tertúlias e workshops, tendo previstos 125 oradores para ajudarem a escalpelizar em diferentes sessões as questões ligadas à regeneração, reabilitação e recuperação urbanas.

"Arquitetura para a cidade antiga" e "Why Porto? A atração internacional do Porto e o impacto no mercado imobiliário" são os temas a aprofundar na terça-feira, dia em que haverá também visita a obras reabilitadas com a Secil na Baixa do Porto e apresentadas soluções desta empresa para reabilitação urbana.

Consulte o programa completo AQUI.