Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Semana Académica arranca este sábado na cidade
05-05-2017

James Arthur, Kaiser Chiefs e James Morrison são os cabeças de cartaz da Queima das Fitas 2017 do Porto, que arranca este sábado à noite, na Avenida dos Aliados, com a Monumental Serenata e termina dia 14.


No domingo, também na avenida principal da cidade, celebra-se a Missa da Bênção das Pastas, em que os familiares se juntam aos finalistas, com início às 11 horas. Da programação diurna, destaque para o Cortejo Académico na próxima terça-feira, dia 9, que vai percorrer as principais ruas da Baixa da cidade com as cores dos cursos e escolas da academia.


A festa dos estudantes faz-se, sobretudo, no Queimódromo, que este ano conta com mais de 100 barraquinhas, desde a restauração a barracas das várias faculdades, grupos académicos ou associações de estudantes. Existe também uma zona de entretenimento com carrocéis e máquinas de jogos e, claro, o palco principal e a tenda eletrónica.


Cabe ao cantor britânico James Arthur abrir o cartaz, que integra outros artistas internacionais como James Morrison (12 de maio) e os Kaiser Chiefs (na última noite). A estes juntam-se Quim Barreiros, uma presença habitual, os HMB e David Carreira. O passe semanal tem um custo de 56 euros e os bilhetes diários custam entre 8 e 12 euros, dependendo da antecedência da compra. Podem ser adquiridos na FAP, no campus do S. João, no El Corte Inglés, no Queimódromo, via online e, este ano, também no Polo Zero, junto à Torre dos Clérigos.

 

Fiscalizar e premiar condutores com "álcool zero"

Para fiscalizar a condução sob o efeito de álcool, a PSP vai montar, de 7 a 14 de maio, a operação "100% cool", no âmbito da qual vão ser efetuadas várias operações de fiscalização e sensibilização direcionadas para a zona do Queimódromo e Pplos Universitários. Os condutores, entre os 18 e os 30 anos, que transportem pelo menos mais duas pessoas no carro e apresentem uma taxa de zero gramas de álcool por litro de sangue serão premiados com brindes ou vouchers.


Tal como nos anos anteriores, a Federação Académica do Porto disponibiliza autocarros-vaivém gratuitos para transportar os estudantes entre o Queimódromo e a Trindade ou o Hospital de São João, com uma frequência que varia entre os 5 e os 20 minutos.


Também a STCP, CP, Comboios de Portugal e Metro do Porto vão reforçar a operação durante toda a semana.


Como é habitual, a Queima das Fitas obriga a alguns condicionamentos de trânsito e de estacionamento na cidade, principalmente no próximo fim de semana e na terça-feira do cortejo (ver anexo).