Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sede da Águas do Porto em obras
10-02-2015

Começaram as obras de requalificação da sede da Águas do Porto, localizada num edifício centenário, na freguesia do Bonfim, que durante décadas não foi intervencionado.


A intervenção, com duração prevista de 150 dias, visa reabilitar a cobertura do edifício, impermeabilizar e restaurar a fachada, recuperar as grades de ferro forjado, restaurar as janelas de madeira, retirar cabos e aparatos das paredes exteriores, e substituir os tubos de queda das águas pluviais.


O objetivo é recuperar o património municipal, melhorar as condições térmicas e reduzir o consumo de energia. A empreitada vai contribuir, também, para a melhorar as condições de trabalho dos funcionários da empresa e do serviço prestado ao munícipe.


O edifício onde funciona atualmente a sede da empresa municipal era a antiga casa da Quinta Vilar das Oliveiras, também conhecida como Quinta dos Ingleses, que foi residência da família Reid de 1867 até 1922, altura em que foi comprada por uma empresa de joalheiros, Almeida Miranda & Companhia. Em 1927, a Quinta foi expropriada, amigavelmente, para dar lugar aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Porto, antecessores da empresa municipal Águas do Porto.