Sociedade

Sea Life e Pavilhão da Água lançam bilhete único para conhecimento a dobrar

  • Notícia

    Notícia

#fib_inauguração_aquaporto_006.jpg

As duas instituições do Porto uniram-se numa iniciativa a pensar nos alunos e criaram um bilhete em conjunto para estes tempos de regresso às aulas, que tem por lema "Do Rio ao mar, conhecimento a dobrar".

A decisão teve em conta que tanto o Sea Life Porto como o Pavilhão da Água, que distam pouco mais de mil metros um do outro, desempenham um papel importante na sensibilização para os temas relacionados com o meio ambiente e contribuem para um melhor conhecimento sobre os rios, os mares e as criaturas que neles habitam.

Focadas na importância da sensibilização para essas questões junto dos mais novos, as duas instituições aliaram-se e criaram um bilhete único para as escolas, que permite praticar um preço especial e facilitar ainda mais o acesso.

"Felizmente, hoje em dia os programas curriculares já incluem as questões da sustentabilidade dos nossos recursos, dos rios aos oceanos, às criaturas marinhas", afirma Rui Ferreira, diretor-geral do Sea Life Porto, sublinhando que aquele equipamento é um ponto de paragem obrigatória para os alunos durante o ano letivo.

"Por percebermos que o Pavilhão da Água pode complementar os conhecimentos por nós transmitidos, decidimos oferecer um bilhete conjunto para as escolas conseguirem fazer ambas as visitas a um preço mais baixo", explica o responsável, convencido de que, com as duas visitas, os alunos conseguirão aceder a um maior conhecimento sobre a água e as criaturas que nela habitam.

Por sua vez, o Pavilhão da Água considera que esta parceria com o Sea Life permite "oferecer a todos uma visão global sobre a importância dos recursos hídricos que constituem um dos bens mais preciosos deste Planeta".

De acordo com Nuno Lemos, diretor responsável pela Sustentabilidade e Ambiente da Águas do Porto, que é a empresa gestora do Pavilhão da Água, a iniciativa conjunta faz com que "nesta viagem pelos dois espaços, as escolas consigam perceber o valor da água e a imensa biodiversidade que dela depende".

O bilhete conjunto tem o preço de €7,30 para os alunos do pré-escolar e de €9,50 para os do escolar.

Localizado no Parque da Cidade, próximo da entrada da Circunvalação, o Pavilhão da Água é um espaço de cultura científica e tecnológica, que convida à interação e apela à observação, através de uma exposição de módulos interativos, vivos e dinâmicos em torno da temática dos recursos hídricos. A sua interatividade é a palavra de ordem desde a grande requalificação de que foi alvo recentemente, sendo os visitantes chamados a participar ativamente numa grande aventura científica pelo fascinante mundo da água.

O vasto conjunto de experiências demonstra a importância da água para a vida, os diferentes ambientes nos quais está presente, as suas diversas formas de utilização e os seus comportamentos em diferentes situações, conectando as questões científicas, tecnológicas e de sustentabilidade na área dos recursos hídricos.

À distância de 20 minutos a pé, frente ao Castelo do Queijo, o Sea Life Porto oferece por seu lado 5.000 metros quadrados de área e constitui um espaço de cultura, entretenimento e aprendizagem que rapidamente se tornou num ex libris da cidade. Além de proporcionar a milhares de visitantes uma experiência única de descoberta das maravilhas do mundo marinho, promove a conservação das espécies pela via da consciencialização social e da educação.

Os pinguins, o peixe-palhaço, o peixe-dragão, o tubarão-de-pontas-negras e os cavalos-marinhos são apenas algumas das centenas de espécies marinhas e de água doce que habitam os 32 aquários instalados, além do túnel subaquático - o primeiro do país e que atravessa mais de 500.000 litros de água.

Saiba mais sobre o Sea Life Porto e o Pavilhão da Água e fique também com "conhecimento a dobrar".