Sociedade

Se hoje o design europeu passeou pelas ruas, amanhã está no palco do Rivoli

  • Notícia

    Notícia

Roteiros que levaram a alguns dos mais reconhecidos estúdios do design de Porto e Matosinhos, inauguração da exposição "Ten Years of European Design Awards" e receção de boas vindas a todos os que estão na cidade para o ED Festival marcaram o dia de hoje, a véspera da cerimónia de entrega dos prémios europeus do design. Criatividade, rasgo e talento de muitos países, ficou uma vez mais confirmado, dão-se muito bem no Porto.

Primeiro os roteiros. Foram três, ocuparam a tarde e permitiram aos participantes conhecer doze estúdios do nosso tecido criativo em matéria de design, numa iniciativa integrada no programa paralelo dos ED Awards. De portas abertas, os estúdios tiveram oportunidade de expor o seu trabalho, discutir os seus desafios, as suas soluções e a sua metodologia, interagindo e partilhando opiniões e experiências com os visitantes.

Já ao final do dia, os participantes e convidados do ED Festival afluíram ao Palácio dos Correios. Num ambiente tão europeu quanto portuense, foi inaugurada a exposição "Ten Years of European Design Awards", que reúne pela primeira vez, num único espaço, os melhores trabalhos de agências premiadas de vários países, incluindo o Porto.

Amanhã, já se sabe, é o dia maior do programa, com a cerimónia de entrega dos European Design Awards e uma conferência internacional, no Rivoli, e a inauguração, no Palácio dos Correios, da exposição "Design by Porto, Porto by Design". Esta mostra reúne o trabalho de quatro anos de design e cultura na cidade. A partir das 23 horas, acontece a winners-party. Convém lembrar que, neste dia, todo o programa pode ser vivido pelos estudantes por 5 euros. Afinal, uma capital europeia do design é, também e sempre, uma cidade de oportunidades.