Turismo

Savills aponta o Porto entre as cidades com maior potencial de crescimento no número de dormidas

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ribeira_Porto_02.jpg

Filipa Brito

O Porto está entre as 20 cidades europeias que maior crescimento no número de passageiros registou no seu aeroporto, diz a Savills, reconhecida multinacional com mais de 160 anos no mercado do imobiliário, num artigo recente. Números que associa ao crescimento do turismo e à maior capacidade da cidade para oferecer estadias mais longas.

Os quase "300 dias de sol por ano" são apontados como um dos principais motivos que levam os mercados do Sul da Europa a liderarem as preferências nas viagens de turismo e lazer.

De acordo com os dados da Savills, só entre 2014 e 2017, o Aeroporto do Porto registou um crescimento de 15,9% de passageiros, graças também ao investimento aplicado na expansão das suas infraestruturas.

Recorde-se que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem vindo a crescer sustentadamente, criando novas pistas que derivam em novas rotas. Recentemente, investiu na melhoria dos controlos de segurança e, no final do ano de 2018, um novo recorde foi atingido, com um marco bem próximo dos 12 milhões de passageiros.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, em 2018, a Europa foi o continente que mais fluxo de turistas registou, na ordem das 713 milhões de pessoas, um acréscimo de 6% em relação ao ano anterior.

Para a Savills, estes números são indicativos de estadias mais longas, com a média do número de noites a ser superior. Essa realidade potencia não só a oferta hoteleira, mas garante ainda um maior crescimento para a economia local das cidades.