Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Saúde mental debatida no 2.º Fórum Participativo
04-12-2017
Na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, das 14,15 às 17 horas, a Casa do Infante acolhe o 2.º Fórum Participativo que irá abordar a temática "Bem-Estar emocional, psicológico e social". A iniciativa é organizada pela Câmara do Porto, em parceria com os agrupamentos de centros de saúde da cidade - AceS Porto Oriental e Ocidental.

Na sessão serão abordadas questões ligadas à promoção da saúde mental, privilegiando o desenvolvimento das competências socioemocionais como pedra basilar, além da desmistificação e combate ao estigma, diretamente relacionados com esta área. Nas intervenções será também destacada a importância da prevenção e atuação a montante nos casos de violência, que têm ganho maior expressão e crescimento.

O painel de oradores é composto por peritos na área, nomeadamente Natália Costa, da Encontrar+se e Catarina Ribeiro, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto. A moderar a sessão estará António Roma Torres, professor doutor do Centro Hospitalar de S. João. A abertura do Fórum estará a cargo de Fernando Paulo, vereador da Habitação e Coesão Social da Câmara do Porto.

Os Fóruns Participativos inserem-se no Plano Municipal de Saúde do Porto e são espaços para a discussão, participação e envolvimento dos principais "stakeholders" e demais comunidade na validação das linhas estratégicas e na operacionalização do referido plano. O programa compreende quatro fóruns, o último marcado para fevereiro do próximo ano, cujos contributos serão incorporados nos documentos de suporte do Plano Municipal de Saúde do Porto.

Recorde-se que no 1.º Fórum Participativo, decorrido a 28 de novembro, foi abordada a temática "Crescer e Envelhecer no Porto" e onde se discutiram questões como a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, o papel da literacia em saúde, numa perspetiva de maior envolvimento e responsabilização do cidadão nos seus percursos, com impacto positivo, tanto na vigilância como na promoção da sua saúde, entre outras.

"Alimentação Equilibrada" e "Consumos" serão os temas dos 3.º e 4.º fóruns, a realizar-se em 11 de janeiro e 1 de fevereiro, respetivamente.

+Info: Para mais informações e inscrição deverá contactar o Departamento Municipal de Desenvolvimento Social pelo email dmds@cm-porto.pt ou por telefone 22 589 92 60.